Veja onde estão localizados os 9 casos com suspeita de gripe aviária
Do total, duas suspeitas estão localizadas em granjas comerciais, outras cinco em aves criadas para subsistência e mais duas aves de vida livre

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está investigando, até o momento nesta quarta-feira (21), nove suspeitas de gripe aviária.
Do total, duas suspeitas estão localizadas em granjas comerciais, outras quatro em aves criadas para subsistência e mais duas aves de vida livre.
Ao todo, cinco estados têm animais sob investigação de terem contraído a gripe aviária por Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). São eles: Rio Grande do Sul, Tocantins, Santa Catarina, Ceará e Pará.
Logo após a confirmação do primeiro foco em uma granja no Rio Grande do Sul na semana passada, o Mapa informou que também apura um possível foco em Aguiarnópolis, Tocantins.
Casos que seguem em análise, segundo portal do ministério:
- Aguiarnópolis (TO) – granja comercial;
- Ipumirim (SC) – granja comercial;
- Salitre (CE) – produção doméstica para subsistência;
- Triunfo (RS) - produção doméstica para subsistência;
- Derrubada (RS) - silvestre/vida livre;
- Gaurama (RS) - silvestre/vida livre;
- Garopaba (SC) - silvestre/vida livre;
- Eldorado do Carajás (PA) - produção doméstica para subsistência;
- Chapecó (SC) - produção doméstica para subsistência.
Os casos confirmados da doença são em Montenegro (RS), em uma granja comercial, e em Sapucaia do Sul (RS), a 60 km do primeiro foco da doença, em cisnes silvestres.
O Ministério da Agricultura e Pecuária atualizou nesta quarta-feira a lista de países que suspenderam as exportações de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária. Filipinas e Jordânia se juntaram aos demais países que anunciaram restrições ao frango brasileiro.