Vieira: EUA são parceiros importantes do Brasil em investimento e comércio
Chanceler brasileiro ressaltou importância de ligação entre Lula e Trump para esclarecer questões em torno do tarifaço

Os Estados Unidos são "um país importante para o Brasil, é um parceiro importante em termos de investimento, de comércio", apontou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em entrevista a Christiane Amanpour, da CNN Internacional, nesta terça-feria (23).
"Também temos muitos investimentos brasileiros nos EUA. Nós exportamos, importamos. E os brasileiros que investem aqui [nos EUA] geram 120 mil empregos nos EUA, o que é muito importante. Então, favorecemos um bom ambiente de negócios entre os dois países", ressaltou o chanceler durante agenda em Nova York.
O Brasil enviou uma comitiva de sete ministros e assessores junto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aos Estados Unidos. Em meio à tensão comercial com o governo Donald Trump, o foco da viagem está na participação na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), na qual, anualmente, chefes de Estado do mundo todo discursam e debatem as principais pautas da geopolítica.
Em discurso nesta terça-feira (23), Lula disse que atentados à soberania e sanções estão se tornando regra e, em recado a Trump e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), defendeu o poder Judiciário.
Há pouco mais de um mês, os EUA vêm aplicando uma tarifa de 50% sob maior parte da pauta exportadora brasileira. O discurso de Washington vai, neste caso, além da questão econômica de sanar o déficit comercial norte-americano.
Ao anunciar o tarifaço, Trump havia direcionado palavras duras contra o STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a responsabilização de redes sociais no país e o julgamento da trama golpista.
“[Trump] não está bem-informado [sobre a balança comercial/alegado déficit norte-americano]. Talvez os assessores não passaram pra ele os números corretos. Mas, o Brasil tem um déficit imenso com os EUA e, nos últimos 15 anos, a gente teve mais de US$ 410 bilhões de déficit com os EUA. Algo em torno de US$ 20 bilhões todo o ano. E nossa tarifa média do Brasil para importados americanos é 2,7%, o que é muito baixa. Os 10 itens mais importados dos EUA, oito entram no Brasil sem pagar taxa", ponderou Vieira.
Em sua fala na Assembleia Geral, Trump disse que ele e Lula se abraçaram, tiveram uma "química excelente" e concordaram em se encontrar.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil acredita "ser fundamental que eles conversem ao telefone, que o presidente Lula tenha a oportunidade de explicar tudo isso a ele”.


