CNN Brasil Money

Vieira: EUA são parceiros importantes do Brasil em investimento e comércio

Chanceler brasileiro ressaltou importância de ligação entre Lula e Trump para esclarecer questões em torno do tarifaço

João Nakamura, da CNN, São Paulo
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, durante fala no Conselho de Segurança da ONU
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil  • Reuters
Compartilhar matéria

Os Estados Unidos são "um país importante para o Brasil, é um parceiro importante em termos de investimento, de comércio", apontou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em entrevista a Christiane Amanpour, da CNN Internacional, nesta terça-feria (23).

"Também temos muitos investimentos brasileiros nos EUA. Nós exportamos, importamos. E os brasileiros que investem aqui [nos EUA] geram 120 mil empregos nos EUA, o que é muito importante. Então, favorecemos um bom ambiente de negócios entre os dois países", ressaltou o chanceler durante agenda em Nova York.

O Brasil enviou uma comitiva de sete ministros e assessores junto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aos Estados Unidos. Em meio à tensão comercial com o governo Donald Trump, o foco da viagem está na participação na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), na qual, anualmente, chefes de Estado do mundo todo discursam e debatem as principais pautas da geopolítica.

Em discurso nesta terça-feira (23), Lula disse que atentados à soberania e sanções estão se tornando regra e, em recado a Trump e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), defendeu o poder Judiciário.

Há pouco mais de um mês, os EUA vêm aplicando uma tarifa de 50% sob maior parte da pauta exportadora brasileira. O discurso de Washington vai, neste caso, além da questão econômica de sanar o déficit comercial norte-americano.

Ao anunciar o tarifaço, Trump havia direcionado palavras duras contra o STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a responsabilização de redes sociais no país e o julgamento da trama golpista.

“[Trump] não está bem-informado [sobre a balança comercial/alegado déficit norte-americano]. Talvez os assessores não passaram pra ele os números corretos. Mas, o Brasil tem um déficit imenso com os EUA e, nos últimos 15 anos, a gente teve mais de US$ 410 bilhões de déficit com os EUA. Algo em torno de US$ 20 bilhões todo o ano. E nossa tarifa média do Brasil para importados americanos é 2,7%, o que é muito baixa. Os 10 itens mais importados dos EUA, oito entram no Brasil sem pagar taxa", ponderou Vieira.

Em sua fala na Assembleia Geral, Trump disse que ele e Lula se abraçaram, tiveram uma "química excelente" e concordaram em se encontrar.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil acredita "ser fundamental que eles conversem ao telefone, que o presidente Lula tenha a oportunidade de explicar tudo isso a ele”.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais