Bolsas da Europa caem levemente com tarifas e risco de paralisação nos EUA
Na véspera, Trump voltou a dizer que pretende aplicar tarifas adicionais sobre móveis produzidos fora dos EUA e reafirmou planos de tarifar filmes estrangeiros em 100%

As bolsas europeias operam em leve baixa na manhã desta terça-feira (30), enquanto investidores digerem as últimas ameaças tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump, e se preparam para uma possível paralisação do governo americano.
Por volta das 6h10 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,21%, a 554,38 pontos.
Ontem, Trump voltou a dizer que pretende aplicar tarifas adicionais sobre móveis produzidos fora dos EUA, em uma tentativa de reverter a perda de competitividade do setor que já foi tradicional na economia americana. Ele também reafirmou planos de tarifar filmes estrangeiros em 100%.
No âmbito político, Trump ainda não conseguiu garantir um acordo orçamentário no Congresso, o que significa que as agências governamentais dos EUA estão sujeitas a uma paralisação a partir desta quarta-feira (1°).
O temor é de que um eventual "shutdown" atrase a coleta de dados econômicos e leve a Casa Branca a anunciar a demissão em massa de funcionários públicos.
Da agenda europeia de indicadores, pesquisa final confirmou que o PIB (Produto Interno Bruto) do Reino Unido cresceu 0,3% no segundo trimestre e levantamento do Destatis mostrou uma inesperada queda nas vendas do setor varejista alemão em agosto.
Às 6h25 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,14% e a de Paris recuava 0,30%, enquanto a de Frankfurt oscilava em torno da estabilidade. As de Milão, Madri e Lisboa, por sua vez, tinham respectivas perdas de 0,09%, 0,02% e 0,24%.


