Futuro de bancos é se misturar com negócios, diz diretora da Claro empresas
Raquel Possamai conversou com a CNN durante a Febraban Tech 2025 nesta terça-feira (10)

A diretora para mercado financeiro da Claro empresas, Raquel Possamai, defendeu em entrevista à CNN, durante a Febraban Tech 2025 nesta terça-feira (10), que “o futuro dos bancos é se misturar com os negócios”.
“O futuro dos bancos é ‘invisível’. Os bancos vão se misturar com os negócios. Não vamos mais falar sobre produtos, mas sobre plataformas, plataformas que encantem os clientes, melhorem a experiência e tragam os serviços financeiros de maneira transparente”, disse.
O tema “o futuro dos bancos” é um dos focos da edição deste ano da Febraban Tech, que traz como centro “A aceleração do Setor Financeiro na Era da Inteligência”. Na capital paulista, o evento reúne o setor com uma série de stands, workshops e paineis.
Para Possamai, inovações e tecnologias serão a trilha para este futuro. A executiva menciona como essenciais ferramentas como a computação em nuvem, a inteligência artificial e a tokenização de ativos.
“O cloud e a inteligência artificial vão impulsionar muito a experiência do cliente, além da questão da tokenização dos ativos, que permite ao Banco Central desenvolver o Drex, do Open Finance, que traz mais dados aos clientes. Os clientes sairão de um momento em que fazem transação para um momento em que tomam decisão”, completou.