Índice japonês Nikkei ultrapassa marca de 50 mil pontos pela 1ª vez
Avanço foi impulsionado pelas expectativas de gastos da nova primeira-ministra do país e crescimento das empresas americanas relacionadas à IA

O índice acionário japonês Nikkei fechou acima do nível de 50 mil pontos pela primeira vez nesta segunda-feira (27), dando continuidade a uma série de recordes sucessivos diante das expectativas de gastos da nova primeira-ministra do país.
Cruzar esse limiar psicológico é o mais recente marco para o índice de ações, que vem marcando altas desde que Sanae Takaichi começou sua ascensão ao poder neste mês.
O Índice Nikkei 225 saltou 2,46% para fechar em 50.512,32 pontos, elevando seus ganhos acumulados no ano para 26,6%.
O Nikkei subiu 2,5% desde que Takaichi foi eleita a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Japão na semana passada.
"A mudança de liderança deu muito mais confiança, você pode ver mais estabilidade, e os mercados dispararam com isso", disse John Pearce, diretor de investimentos do fundo de pensão australiano UniSuper.
O avanço do Nikkei também foi apoiado pelas expectativas de crescimento das empresas americanas relacionadas à IA, como a fabricante de chips Nvidia.


