Varejo aposta em ferramentas e mais atenção ao consumidor na Black Friday
Data de promoções abre espaço para varejistas buscarem novas estratégias

O mercado do varejo se prepara para a Black Friday deste ano focando em uma maior transparência e compromisso com os brasileiros que vão consumir em suas lojas.
A data de promoções — que acontece nesta sexta-feira (28) — está deixando as varejistas cada vez mais atentas para as novas estratégias que conquistam o consumidor.
Nesta temporada, o objetivo principal se tornou a competição por conquistar a atenção dos clientes e transmitir uma maior confiança para quem deseja um desconto real e favorável.
Esse desafio começou a ser mais presente para as varejistas desde que a desconfiança e a incerteza dos consumidores passou a aumentar.
Uma pesquisa da Hibou, em parceria com a Score Agency, revelou um índice de 55% dos brasileiros que não tinham uma decisão sobre ir às compras nesta Black Friday até a última semana.
Apesar disso, o alerta para algumas marcas se tornou também um momento de poder estreitar novos laços com o consumidor.
Ao CNN Money, o diretor executivo de marketplace da Magazine Luiza , Ricardo Garrido, afirmou que a Black Friday foi um momento construído mais pelos brasileiros do que pelas próprias lojas.
“Quando chega um evento como esse e existe um elemento de desconfiança do consumidor, ele procura lojas ou sites em que mais confia”, avalia.
O porta-voz da Magazine Luiza também destacou que essa credibilidade pode ser conquistada através do maior uso de ferramentas que possibilitem esse tipo de pesquisa.
Transparência nos preços e ferramentas de confiança
Neste ano, o uso de novas ferramentas que levam os clientes a conseguirem acessar de maneira mais certa as reais promoções nos sites se tornou uma das maneiras de consolidar a confiança, tanto do vendedor quanto do consumidor.
“Subimos uma ferramenta de precificação automática, para que o seller que está conectado no marketplace consiga sempre manter o preço mais competitivo dentro da plataforma”, explica Garrido sobre a estratégia da empresa.
O uso de ferramentas na própria plataforma também é estratégia da Amazon Brasil, explica Camila Nunes, CMO da companhia. Segundo ela, a empresa utiliza selos digitais para sinalizar as ofertas e os melhores valores.
O site da Amazon, disse ela, também disponibiliza ferramentas para a comparação de preços e resenhas de outros consumidores para existir uma maior confiança na hora de comprar o item.
O head de Desenvolvimento e Negócios da Shopee, Felipe Lima, também comentou ao CNN Money que a plataforma utiliza banners que direcionam o comprador para produtos que de fato estão com o melhor preço do ano.
“Não é algo da noite para o dia, é um trabalho que estamos construindo no mercado brasileiro e melhorando cada vez mais a experiência tanto com nosso vendedor quanto com o nosso consumidor”.
Categorias mais buscadas e o impacto da entrega rápida
Durante a Black Friday algumas categorias de produtos se tornam muito mais atraentes para os consumidores. Eletrônicos e eletrodomésticos, por exemplo, lideram as buscas na temporada de 2025 no Brasil, seguidos de roupas, beleza e itens do lar.
Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma de e-commerce Tray, 53% dos entrevistados tem interesse em comprar novos eletrônicos como smartphones, games e smartwatches.
Já 44% focam em eletrodomésticos. Os itens de cuidados pessoais, como roupas, ficaram logo atrás como prioridade para 39% dos compradores.
De acordo com Lima, o comportamento das compras nessas categorias já era esperado pela Shopee, desde as promoções do "11 do 11", evento que rendeu uma venda de 20 milhões de itens para a empresa.
Já para Garrido, o consumidor procura por essas oportunidades em todo tipo de categoria.
E para além dos bons preços, a agilidade na entrega e a oferta de frete atraente se tornaram pilares para converter interesse em compra.
Para 42% dos brasileiros, o frete grátis nas compras de Black Friday se tornou um fator decisivo, segundo a pesquisa da Hibou.
Nesse sentido, a combinação entre agentes como preços mais baixos, velocidade na entrega dos produtos, frete grátis, cupons e uma boa duração da temporada de Black Friday se tornam as potências para que Magazine Luiza, Amazon e Shopee continuem atuando a frente do evento em 2025.
*Sob supervisão de Gabriel Bosa


