BNDES aprova R$ 1 bi para financiar investimentos da Energisa

Recursos serão direcionados às concessionárias do Acre, Tocantins e Mato Grosso, ​e vão reforçar os planos de melhoria e ampliação do ⁠fornecimento de energia a ⁠clientes

da Reuters
Compartilhar matéria

O Banco Nacional de ​Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ​anunciou nesta segunda-feira (16) que aprovou financiamento de R$ 1,05 bilhão para investimentos de três distribuidoras de energia do grupo Energisa.

Os recursos serão direcionados às concessionárias Energisa Acre, Energisa Tocantins e ⁠Energisa Mato Grosso, ​e vão reforçar os planos dessas ​empresas de melhoria e ampliação do ⁠fornecimento de energia a ⁠clientes.

Entre as iniciativas das distribuidoras, estão ​a ‌substituição de equipamentos, ligação de novas unidades ⁠consumidoras à rede elétrica, instalação de equipamentos de medição e adequação de tensão e carga ‌das ⁠ligações.

O plano ‌de investimentos também prevê a regularização de consumidores clandestinos, construção de novas subestações, ampliação ⁠e adequação de ⁠subestações existentes, além da construção de linhas de distribuição ‌e aquisição de equipamentos de redes para atender o crescimento de mercado.

O financiamento foi estruturado em três emissões de debêntures coordenadas ‌pelo BNDES, disse o banco.

"Essa operação representa um avanço relevante ao viabilizar aportes estruturantes ⁠que ampliam a capacidade, a confiabilidade e a qualidade do fornecimento de energia para ​mais de 300 municípios, beneficiando diretamente mais ​de 6 milhões de pessoas", disse o diretor de finanças corporativas da Energisa, Marcus Albernaz, em nota.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais