CNN Brasil Money

China espera ação da Holanda para resolver crise da Nexperia

Ministério do Comércio chinês concordou em receber representantes holandeses em Pequim para negociações

Reuters
Funcionário em linha de produção da fabricante holandesa de semicondutores Nexperia em Hamburgo, na Alemanha
O governo chinês afirmou no sábado (8) que aguarda ações concretas da Holanda para resolver a disputa sobre a fabricante de chips Nexperia  • 27/06/2024 REUTERS/Fabian Bimmer
Compartilhar matéria

O governo chinês afirmou no sábado (8) que aguarda ações concretas da Holanda para resolver a disputa sobre a fabricante de chips Nexperia, que levou à escassez de chips da empresa e ameaçou a produção de automóveis.

O Ministério do Comércio da China afirmou ter concordado com um pedido da Holanda para enviar representantes a Pequim para negociações sobre a Nexperia, que tem sede na Holanda, mas pertence à empresa chinesa Wingtech 600745.SS.

"Estamos conduzindo conversas construtivas (com a China) e tomaremos as medidas construtivas apropriadas quando necessário", disse um porta-voz do Ministério de Assuntos Econômicos da Holanda em resposta no sábado.

"Neste momento não podemos discutir o conteúdo das negociações em curso".

Em 30 de setembro, os Países Baixos intervieram na Nexperia, uma importante fabricante de chips básicos usados ​​em sistemas elétricos de automóveis, alegando que a medida era necessária para impedir que a empresa transferisse sua produção da Europa para a China.

A China respondeu bloqueando a exportação dos produtos acabados da empresa em 4 de outubro, o que levou à escassez do produto.

A China começou a oferecer isenções às montadoras de automóveis em relação às restrições de exportação, caso a caso, após um acordo com os Estados Unidos.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais