Ex-presidente da Caixa vai comandar BRB após caso Master
Conselho de administração do Banco de Brasília aprovou Nelson Antônio de Souza como presidente da instituição e destituiu, com efeito imediato, Paulo Henrique Costa do cargo
O BRB (Banco de Brasília) aprovou Nelson Antônio de Souza, ex-presidente da Caixa Econômica Federal, como novo presidente da instituição. O BRB também destituiu, com efeito imediato, Paulo Henrique Costa do cargo, após sequência de fatos que envolveram o Banco Master em meio à operação da Polícia Federal.
Segundo fato relevante enviado ao mercado na noite de quarta-feira (19), o conselho de administração do BRB decidiu que Souza acumulará a função com o diretor executivo de finanças, controladoria e relações com investidores até a próxima assembleia-geral.
O executivo foi indicado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para assumir o comando do BRB na véspera.
O anterior diretor-executivo de finanças, controladoria e relações com investidores, Dario Oswaldo Garcia Junior, também foi destituído do cargo, segundo o BRB.
A notícia surgiu após a Polícia Federal ter prendido na terça-feira o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, entre outros executivos, e ter realizado buscas na sede do banco estatal de Brasília e nas casas de Paulo Henrique Costa e Dario Oswaldo Garcia Júnior, então já afastados por 60 dias.
Executivos do Banco de Brasília foram acusados de participação consciente em fraude perpetrada para fortalecer a situação de liquidez do Banco Master, cuja liquidação extrajudicial foi decretada pelo Banco Central também na terça-feira.
Segundo a decisão judicial do juiz federal Ricardo Augusto Leite, vista pela Reuters, que autorizou a prisão e o afastamento de dirigentes das duas instituições, o esquema pode ter gerado perdas superiores a R$ 10 bilhões para o banco público.
Quem é novo presidente do BRB
Com carreira desde 1979 na Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza ocupou o cargo de presidente do banco de abril de 2018 até janeiro 2019, durante mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O executivo é psicólogo e graduado em Letras, possui MBA em Administração e Marketing pelo Instituto de Estudos Empresariais do Rio de Janeiro.
Entre 2021 e 2024, ele foi presidente da Brasilcap, empresa de capitalização da BB Seguros. A partir de maio do último ano, passou a ocupar a posição de vice-presidente na Elo.
Souza também atuou como diretor executivo de gestão de pessoas, chefe de gabinete da presidência, superintendente nacional da região nordeste e do FGTS.
*Com informações da Reuters


