CNN Brasil Money

Em meio à falência, TGI Fridays possui agora apenas 85 unidades nos EUA

Rede de restaurantes, que já teve 600 unidades em seu auge, enfrenta desafios financeiros e busca renovação com novo cardápio focado na Geração Z

Jordan Valinsky
Rede de restaurantes TGI Fridays
Rede de restaurantes TGI Fridays  • Divulgação
Compartilhar matéria

A rede de restaurantes TGI Fridays, que está em processo de falência, conta agora com apenas 85 estabelecimentos nos Estados Unidos, segundo seu site.

A rede, que tinha cerca de 270 locais nos EUA no início do ano passado, tem visto seu número de estabelecimentos diminuir rapidamente desde então.

A empresa controladora do TGI Fridays entrou com pedido de falência no final do ano passado e continuou fechando locais durante o processo de falência, com mais 30 unidades encerrando as atividades no último mês.

Quando entrou com pedido de falência em novembro de 2024, a empresa disse em comunicado que as consequências da pandemia foram o "principal motivo de nossos desafios financeiros".

E que usaria o processo do Chapter 11 para "explorar alternativas estratégicas para garantir a viabilidade da marca a longo prazo".

Desde então, a empresa vendeu dezenas de restaurantes para franqueados, incluindo Ray Blanchette, ex-CEO da rede, que retornou ao TGI Fridays em janeiro para liderar a marca em dificuldades.

Blanchette planeja revelar um cardápio renovado no próximo mês, com foco em itens que a Geração Z adora, incluindo tendências "swicy" (doce e picante), comidas fusion e maior ênfase em carnes grelhadas frescas.

Em entrevista à Business Insider, ele também citou a forte presença internacional da rede, com cerca de 400 locais, como um sinal de que o TGI Fridays ainda pode ser relevante.

Ainda assim, será uma batalha difícil para o TGI Fridays nos EUA, que tinha cerca de 600 estabelecimentos em seu auge em 2008.

As redes de restaurantes casuais geralmente atendem famílias de baixa e média renda que procuram uma refeição em ambiente tradicional, mas os clientes estão abandonando essas empresas à medida que sua renda disponível diminui.

Isso forçou várias redes a pedir falência nos últimos anos, incluindo Hooters, Bar Louie, Buca di Beppo e On the Border.

Além disso, as vendas no Denny"s, Applebee"s, Outback Steakhouse, Bonefish Grill, Red Robin e Cracker Barrel estão caindo, e eles estão fechando centenas de restaurantes coletivamente.

O TGI Fridays começou em 1965 em Manhattan como um lugar para solteiros se conhecerem e foi uma das primeiras grandes redes a popularizar o conceito de "happy hour".

O cardápio apresenta uma ampla variedade de pratos típicos do conforto americano, incluindo asas de frango, casquinhas de batata e hambúrgueres.

Os clientes reconhecem instantaneamente seu interior peculiar com lâmpadas estilo Tiffany e grandes cabines vermelhas, além de um grande bar que geralmente é o ponto focal de um TGI Fridays.

E sua equipe de atendimento usava "flair", ou broches e outras peças decorativas em seus uniformes que se tornaram uma piada no filme "Trabalho Duro" de 1999.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
InternacionalVer original 
Acompanhe Economia nas Redes Sociais