CNN Brasil Money

Influenciadores digitais impulsionam vendas da Black Friday

Mais da metade dos consumidores afirma ter comprado após ver ação de influenciador

Adriana De Luca, da CNN Brasil, São Paulo
Pessoa segurando sacolas de compras, numa delas escrito Black Friday
Um relatório da EY-Parthenon revela que 54% dos brasileiros acompanham influenciadores digitais  • Pexels/Max Fischer
Compartilhar matéria

A Black Friday já ocupa papel central no calendário de vendas do Brasil, sobretudo nas vendas digitais.

Com projeção de faturamento de R$ 13,34 bilhões por parte do comércio eletrônico, representa crescimento estimado de 14,74% frente a 2024, segundo a Abiacom (Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce).

Por não coincidir com feriados ou datas tradicionais de consumo, essa temporada torna-se estratégica para as marcas, que começam a desenhar suas campanhas com meses de antecedência.

Nesse contexto de alta competição pela atenção do consumidor, o investimento em marketing de influência se destaca como peça fundamental.

Um relatório da EY-Parthenon revela que 54% dos brasileiros acompanham influenciadores digitais, índice acima da média mundial, que é de 45%. Além disso, 61% afirmam que suas decisões de compra já foram afetadas pelos conteúdos desses criadores.

Durante a Black Friday, esse impacto se intensifica: segundo levantamento da MField em parceria com a Opinion Box, 59% dos consumidores lembram de campanhas passadas protagonizadas por influenciadores, e 56% dizem já ter efetuado alguma compra motivada por esse tipo de ação.

Ainda segundo o relatório, o foco na autenticidade é um diferencial competitivo na Black Friday, pois aproxima a marca do consumidor e potencializa os resultados de marketing.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais