CNN Brasil Money

Itaúsa lucra 11% mais no 2º tri puxado por Itaú Unibanco, diz CFO

Resultado foi impulsionado pelo desempenho do Itaú Unibanco e pela diversificação do portfólio, que inclui investimentos em setores como infraestrutura e saneamento

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A Itaúsa alcançou um lucro líquido recorrente de R$ 4 bilhões no segundo trimestre de 2025, registrando um crescimento de 11% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O desempenho foi principalmente impulsionado pelo Itaú Unibanco, que representa mais de 90% dos resultados da Itaúsa. A instituição financeira apresentou crescimento robusto de carteira, com risco controlado e melhores índices de eficiência.

Diversificação do portfólio

Na última década, a Itaúsa passou por uma transformação significativa em seu portfólio, que hoje inclui sete empresas líderes em seus respectivos setores. As novas investidas contribuíram com R$ 500 milhões no semestre, apresentando um crescimento de 24%, superior ao crescimento de 10% registrado no setor financeiro.

O portfólio diversificado inclui investimentos em setores estratégicos como infraestrutura (Motiva), saneamento (Aegea), energia (Copa Energia), além de participações na NTS, Alpargatas e Dexco.

Gestão financeira e perspectivas

A companhia também colhe os benefícios de sua estratégia de liability management, que resultou em redução de dívida e custos. Atualmente, a Itaúsa mantém um perfil de endividamento alongado e saudável, contribuindo positivamente para os resultados do período.

Em relação a novos investimentos, a holding adota uma postura mais cautelosa devido ao atual cenário econômico e custo de capital elevado. O foco está em maximizar o retorno do portfólio atual e potencialmente aumentar a participação em alguns ativos já existentes, especialmente nos setores de saneamento e infraestrutura.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Acompanhe Economia nas Redes Sociais