Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    OpenAI, apoiada pela Microsoft, adquire empresa de dados Rockset

    Empresa oferece expertise em processamento de dados em tempo real

    Inteligência artificial pode criar representações de pessoas mortas
    Inteligência artificial pode criar representações de pessoas mortas Stanislaw Pytel/Getty Images

    Reuters

    A OpenAI, apoiada pela Microsoft, adquiriu a empresa de busca e análise de banco de dados Rockset por uma quantia não revelada, informou a fabricante do ChatGPT nesta sexta-feira (21).

    Uma tecnologia que a Rockset oferece, chamada busca vetorial, tem observado uma adoção crescente, conforme mais aplicações usam inteligência artificial para potencializar mecanismos de recomendação, assistentes de voz, chatbots, entre outros.

    Por que é importante?

    A Rockset afirmou que se tornará parte da OpenAI e alimentará a infraestrutura de recuperação dos produtos da fabricante do ChatGPT.

    Isso significa que a expertise da Rockset em processamento de dados em tempo real e busca vetorial aumentará a capacidade da OpenAI de acessar e analisar rapidamente vastas quantidades de informações, provavelmente resultando em respostas mais rápidas e precisas dos modelos de IA.

    Contexto

    A OpenAI está buscando se manter à frente no mercado, integrando novas funcionalidades ao ChatGPT e desenvolvendo novos modelos de IA para enfrentar a concorrência de empresas como Google, da Alphabet, e Anthropic, entre outras.

    A Reuters noticiou no mês passado que a OpenAI vem desenvolvendo um produto de mecanismo de busca para potencialmente competir com o Google e a startup de busca de IA Perplexity.

    A Rockset, que tem entre seus investidores Greylock, Sequoia e o braço de capital de risco da Hewlett Packard Enterprise, anunciou em agosto do ano passado que levantou um capital total de 105 milhões de dólares.