Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Petrobras e gigante norueguesa dos fertilizantes avançam para parceria

    Estatal ressalta que acordo integra novas diretrizes da companhia em investimentos na produção de fertilizantes

    Sede da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), no Rio de Janeiro, Brasil
    Sede da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), no Rio de Janeiro, Brasil FILE PHOTO: A man walks in front of the headquarters of Petroleo Brasileiro S.A. (Petrobras) in Rio de Janeiro, Brazil March 9, 2020. REUTERS/Sergio Moraes

    Gabriel Bosada CNN São Paulo

    As negociações entre a Petrobras e a Yara Brasil para explorar o segmento de fertilizantes avançaram um novo passo com a assinatura de um master agreement — espécie de acordo entre partes em início de relacionamento comercial —, segundo comunicado divulgado pela estatal brasileira nesta terça-feira (9).

    A Yara Brasil pertence à Yara International, que tem como maior acionista o governo da Noruega e está presente em mais de 60 países.

    Segundo o comunicado, as negociações envolvem a estruturação de uma possível parceria na área de fertilizantes, produção de insumos industriais e descarbonização da produção.

     

    O acordo é a evolução de um memorando de entendimento assinado entre as duas empresas no fim de fevereiro deste ano.

    A Petrobras também ressaltou que o acordo integra novas diretrizes da companhia na retomada de investimentos na produção de fertilizantes, conforme o plano estratégico 2024-2028.

    “Na próxima fase, Petrobras e Yara finalizarão em conjunto a análise sobre as potenciais sinergias entre suas operações, com foco no aumento da eficiência no mercado local de fertilizantes e produtos industriais, incluindo possíveis soluções de descarbonização”, disse a companhia.