CNN Brasil Money

Rota Bioceânica: conheça estrada que ligará Oceano Atlântico ao Pacífico

Em cinco reportagens especiais, Caio Junqueira percorre mais de três mil quilômetros da estrada que integrará quatro países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

De 15 a 19 de setembro, o CNN PrimeTime exibe a série Rota Bioceânica: Brasil rumo ao Pacífico.

Em cinco reportagens especiais, Caio Junqueira percorre mais de três mil quilômetros da estrada que ligará o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.

O corredor bioceânico é uma alternativa ao Porto de Santos e vai integrar quatro países da América do Sul – Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

As estimativas apontam que a rota deve reduzir em 17 dias o transporte de mercadorias que saem do Brasil para a Ásia, e em 30% o valor do frete em relação ao que se gasta para escoar os produtos pelo Oceano Atlântico, via Porto de Santos.

Além de ampliar as possibilidades de negócios, sobretudo com a China, nosso principal parceiro comercial, o Brasil também pode se beneficiar com a entrada de importações a preços mais competitivos.

Na série, Caio Junqueira mostra o andamento das principais obras do corredor e as dificuldades atuais para o escoamento das exportações brasileiras, apontando como a rota pode movimentar e dar mais dinamismo às economias dos países que compõem o traçado.

Em cinco reportagens especiais, Caio Junqueira percorre mais de três mil quilômetros • Divulgação/ CNN
Em cinco reportagens especiais, Caio Junqueira percorre mais de três mil quilômetros • Divulgação/ CNN

Para entender esses impactos, ele ouviu as principais autoridades envolvidas no projeto tanto no Brasil como nos outros países, além de caminhoneiros e motoristas responsáveis pelo transporte de mercadorias.

Caio Junqueira visitou, ainda, regiões isoladas do ponto de vista econômico que vivem a expectativa da mudança a partir do corredor bioceânico, como a cidade de Porto Murtinho (MS), na fronteira do Brasil com o Paraguai, e o pequeno povoado de Susques, no norte da Argentina.

A viagem começa em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e termina nos portos do norte chileno.

A viagem começa em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e termina nos portos do norte chileno.
A viagem começa em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e termina nos portos do norte chileno.

No percurso, Caio Junqueira explora a diversidade das paisagens que separam o Brasil do Pacífico, como o Pantanal, a cordilheira dos Andes e o deserto do Atacama, mostrando que, além da integração comercial, a Rota Bioceânica também abrirá um leque de possibilidades turísticas.

No sábado, 20 de setembro, a CNN também exibe um documentário sobre a Rota Bioceânica, com os melhores momentos da série.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais