CNN Brasil Money

Tribunal da Holanda rejeita acusações contra Hydro

Associação dos Caboclos, Indígenas e Quilombolas da Amazônia buscavam indenização por supostos danos à saúde e impactos financeiros decorrentes de atividades no Pará

Da CNN Brasil
Fachada de planta da Hydro
Fachada de planta da Hydro  • Divulgação
Compartilhar matéria

O Tribunal de Roterdã, na Holanda, julgou improcedente, nesta quarta-feira (24), um caso aberto contra as entidades holandesas da Hydro e a Norsk Hydro ASA.

A Cainquiama (Associação dos Caboclos, Indígenas e Quilombolas da Amazônia) entrou, em 2021, com um processo contra o grupo de mineração norueguês por supostos danos à saúde e impactos financeiros decorrentes da atividade da empresa no município de Barcarena (PA).

Nove indivíduos, além da Cainquiama, buscavam indenização por danos moral e material causados às famílias que teriam sido expostas a resíduos do processamento de alumínio - principal atividade da empresa no Pará.

Ao longo do processo, a Hydro chegou a solicitar que o caso fosse arquivado. Segundo a empresa, sua petição foi feita "com base em evidências, apoiadas por relatórios de especialistas baseados em extensos dados públicos e verificados, mostrando que as alegações feitas pelos demandantes são infundadas".

O tribunal holandês rejeitou todas as acusações contra a Hydro por "motivos legais e factuais".

Acompanhe Economia nas Redes Sociais