No primeiro semestre de 2023, Belo Monte produziu 9,4% da energia usada no Brasil

Energia gerada pela hidrelétrica seria suficiente para abastecer cerca de 30 milhões de domicílios no Brasil

Elis Barreto, da CNN, Brasília
Usina Hidrelétrica de Belo Monte
De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), as usinas hidrelétricas foram responsáveis pela geração de energia de 60,19% do total produzido no Brasil  • TV Brasil
Compartilhar matéria

A usina hidrelétrica de Belo Monte gerou, nos primeiros seis meses de 2023, 29.125 GWh de energia, equivalente a 9,4% de toda a energia utilizada no país.

A energia gerada em Belo Monte teria capacidade de abastecimento de cerca de 30 milhões de residências. Além disso, seria suficiente para abastecer todos os domicílios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, durante o primeiro semestre.

O presidente da concessionária que administra Belo Monte, Paulo Roberto Pinto, avalia que o desempenho positivo da usina converge com a atual necessidade de fontes renováveis e não poluentes de energia.

"Mais do que nunca, o mundo tem debatido a importância de fontes renováveis para abastecer os grandes centros urbanos, movimentar a economia e garantir o funcionamento dos serviços públicos essenciais sem comprometer o meio ambiente. A energia gerada por Belo Monte, instalada no rio Xingu, é limpa, renovável e proveniente da Amazônia e é fundamental para garantir a segurança energética do nosso país", disse.

De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), as usinas hidrelétricas foram responsáveis pela geração de energia de 60,19% do total produzido no Brasil.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais