Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PIB da zona do euro contrai e fica abaixo do esperado para 3º trimestre

    Queda do PIB da maior economia da Europa impulsionou contração

    PIB dos 20 países que compartilham o euro caiu 0,1%
    PIB dos 20 países que compartilham o euro caiu 0,1% REUTERS/Eric Gaillard

    da Reuters

    O crescimento econômico da zona do euro foi mais fraco do que o esperado no terceiro trimestre, segundo uma estimativa preliminar divulgada nesta terça-feira (31).

    O Produto Interno Bruto (PIB) sofreu uma ligeira contração em relação ao trimestre anterior e a taxa de crescimento anual desacelerou acentuadamente.

    O escritório de estatísticas da União Europeia, Eurostat, disse que o PIB dos 20 países que compartilham o euro caiu 0,1% em relação ao trimestre anterior no período de julho a setembro, resultando num avanço de 0,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

    Economistas consultados pela Reuters esperavam um crescimento trimestral de 0,0% e um ganho anual de 0,2%.

    Os dados da Eurostat mostraram um crescimento trimestral de 0,1% na França, 0,3% na Espanha e 0,5% na Bélgica, mas isso não conseguiu compensar a queda trimestral de 0,1% na Alemanha, nenhum crescimento na Itália e contrações em Portugal, Áustria, Irlanda, Estônia e Lituânia.

    A economia da zona do euro está enfrentando fortes ventos contrários devido à alta inflação, às taxas de juros recordes e ao aperto lento da política fiscal.

    Veja também: Paraguai dá ultimato à União Europeia sobre acordo com Mercosul