Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Prévia do PIB” recua 0,77% em agosto, diz Banco Central

    Resultado veio abaixo do esperado pelo mercado, que calculava uma queda de 0,3%

    Da CNN*

    Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país, registrou um recuo de 0,77% da atividade econômica em agosto na comparação com julho, após ter um crescimento de 0,44% no mês anterior.

    A informação foi divulgada nesta sexta-feira (20) pelo Banco Central (BC).

    O resultado veio abaixo do esperado pelo mercado, que calculava uma queda de 0,3%, segundo projeções da Reuters

    Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o indicador teve alta de 1,28%, enquanto no acumulado em 12 meses passou a uma expansão de 2,82%, de acordo com números observados.

    Contexto econômico

    O resultado veio após um crescimento de 0,9% da economia no segundo trimestre de 2023, em comparação com o trimestre anterior.

    No primeiro trimestre de 2023, o resultado foi de alta de 1,9% e somou R$ 2,6 trilhões. Com os dois resultados acumulados, houve avanço de 3,7% no primeiro semestre do ano.

    Na última segunda-feira (16), o Boletim Focus, publicado pelo Banco Central, manteve as estimativas para o crescimento da economia ao final deste ano em 2,92%.

    As projeções para o crescimento econômico do país em 2024 também foi mantida a 1,50% na semana. Para 2025, a projeção seguiu em 1,90%; e a estimativa de 2026, ficou inalterada a 2%.

    Atualmente, a taxa de juros a 12,75% ao ano, após o último corte realizado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) no último mês.

    grau do corte veio em linha ao esperado pelo mercado, que já previa a manutenção da estratégia de alívio da política monetária iniciada no último encontro do Copom, em agosto.

    Veja também: PIB cresce 0,9% no segundo trimestre de 2023

    *Publicado por Iasmin Paiva, com informações de agência Reuters