Sem Lula, presidentes do Mercosul irão ao Paraguai assinar acordo com UE

Antes de ir a Assunção assinar o tratado, presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, vem ao Brasil para se reunir com Lula, contudo

Danilo Moliterno, da CNN
Compartilhar matéria

Dentre os chefes de Estado do Mercosul, somente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não irá à assinatura do acordo de livre comércio com a UE (União Europeia) — marcada para acontecer no sábado em Assunção, capital do Paraguai.

A presidência paraguaia (que hoje está à frente do Mercosul) confirmou à CNN Brasil as presenças dos presidentes paraguaio, Santiago Peña, argentino, Javier Milei, uruguaio, Yamandú Orsi, e boliviano, Rodrigo Paz. O Brasil estará representado pelo seu ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Antes de ir a Assunção assinar o acordo, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, vem ao Brasil para se reunir com Lula. O encontro está marcado para sexta-feira (16), no Rio de Janeiro.

Nesse contexto, o presidente Lula preferiu tirar uma foto a sós com Von der Leyen e com António Costa, presidente do Conselho Europeu, a viajar para Assunção, no Paraguai, para a assinatura acordo, segundo apuração da CNN.

Após 26 anos de negociações, o acordo comercial vai criar uma zona de livre comércio de 720 milhões de habitantes e somará um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 22 trilhões. O Mercosul-UE será o maior tratado do mundo desta natureza.

Com a assinatura do acordo, ainda será necessário que o Parlamento Europeu e o Legislativo dos países do Mercosul, individualmente, aprovem o tratado para que ele entre em vigor.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais