Enem 2025: confira orientações para o 2º dia de provas neste domingo (16)
Cerca de 4,8 milhões de estudantes estão inscritos para realizar o exame; provas começam às 13h30 e candidatos devem ficar atentos aos horários
Aproximadamente 4,8 milhões de estudantes em todo o Brasil estão inscritos para realizar o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 neste domingo (16). O número representa um aumento de 11% em relação ao ano anterior, com 3,5 milhões de participantes tendo comparecido ao primeiro dia de avaliações.
Nesta etapa, os candidatos enfrentarão as provas de ciências da natureza e matemática, consideradas por muitos como as mais desafiadoras do exame. O teste contará com 90 questões no total, e os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, no horário de Brasília.
Reaplicação em casos especiais
Os candidatos que perderam o primeiro dia de provas ainda podem realizar o exame deste domingo como forma de autoavaliação. No entanto, suas notas do primeiro dia serão invalidadas, exceto em casos específicos como problemas logísticos ou doenças infecciosas comprovadas.
Situações extraordinárias também serão consideradas para reaplicação. Em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, onde 90% da cidade foi afetada por um tornado, os estudantes poderão refazer as provas nos dias 16 e 17 de dezembro. O mesmo se aplica aos candidatos de Belém e outras cidades que sediarão eventos relacionados à COP30.
Para evitar contratempos, recomenda-se que os participantes saiam com antecedência de casa, considerando possíveis congestionamentos e dificuldades de estacionamento próximo aos locais de prova, que costumam se intensificar próximo ao horário de fechamento dos portões.
Live CNN e gabarito do 2º dia
A CNN Brasil vai transmitir uma live no dia 16 de novembro, a partir das 20h, com a correção extraoficial das provas feita por professores de biologia, química, física e matemática do Objetivo.
Os gabaritos extraoficiais das provas de ciências da natureza e matemática, desenvolvido pelo SAS Educação, também estarão disponíveis no site da CNN após o fim da aplicação do Enem.


