Enem: o que acontece com a nota quando uma questão é anulada
Segundo o professor consultado pela CNN, os candidatos não serão prejudicados caso alguma questão seja anulada
- 1 de 10
Estudantes chegam na Universidade Santo Amaro, na zona sul da capital paulista, para segundo e último dia do Enem 2024, neste domingo (10) • Leandro Chemalle/Thenews2/Estadão Conteúdo
- 2 de 10
Candidatos chegam para o segundo dia do Enem 2024 no Distrito Federal • Jose Cruz/Agência Brasil
- 3 de 10
Uma mãe acaricia sua filha antes dos portões fecharem no Distrito Federal • Jose Cruz/Agência Brasil
-
- 4 de 10
Estudante chega para o Enem 2024 no Distrito Federal • Jose Cruz/Agência Brasil
- 5 de 10
Candidatos chegam para o segundo dia do Enem 2024 no Distrito Federal • Jose Cruz/Agência Brasil
- 6 de 10
Candidatos chegam para o segundo dia do Enem 2024 no Distrito Federal
-
- 7 de 10
Estudantes se apressam para pegar os portões abertos da FMU Vila Nova Conceição, na zona sul da capital paulista, para segundo e último dia do Enem 2024 • Leandro Chemalle/Thenews2/Estadão Conteúdo
- 8 de 10
Estudantes chegam para segundo e último dia do 2024, na FMU Liberdade, região central de São Paulo • Renato S. Cerqueira/Ato Press/Estadão Conteúdo
- 9 de 10
Estudantes chegam para segundo e último dia de aplicação do Enem 2024, na FMU Liberdade, região central de São Paulo • Renato S. Cerqueira/Ato Press/Estadão Conteúdo
-
- 10 de 10
Estudantes no segundo dia do Enem na UNIP Vergueiro em São Paulo • Paulo Pinto/Agência Brasil
A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do último domingo (10) teve pelo menos uma questão passível de ser anulada. Diante disso, os estudantes podem ficar em dúvida sobre o que acontece com a nota deles. Será que eles podem ser prejudicados?
Segundo João Marcos Barreiros Joaquim, coordenador do Poliedro Curso, os candidatos não serão prejudicados.
À CNN, ele disse que uma das características da Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo de cálculo da nota do Enem, é que a redistribuição das notas ocorrem sem prejuízo para os estudantes.
“Como o Enem busca avaliar a consistência das respostas dos candidatos, a anulação de uma questão não interfere no resultado final, já que as competências e habilidades avaliadas por aquele item costumam estar presentes em outras questões”, afirmou.
Nesse caso, os estudantes podem ficar tranquilos. O único lado negativo é o tempo perdido que o candidato pode ter dedicado para resolver a questão anulada.
Questão de física
A questão 129 da prova azul; 102 da amarela; 100 da cinza/branca; e 124 da verde, pode ser anulada, segundo avaliação dos professores ouvidos pela CNN. A questão traz como contexto uma cafeteira elétrica de 700 W de potência que ferveu meio litro de água em três minutos. O aluno precisava calcular a eficiência energética do objeto.
A equipe de física do Curso Anglo, por exemplo, comentou que existe uma falha conceitual. “Quando você calcula a potência da cafeteira com os dados do enunciado, a gente encontra um valor de 933 W. Esse valor é acima da potência total fornecida pelo enunciado da cafeteira de 700 W”, o que seria fisicamente impossível.
Inep vai antecipar gabaritos oficiais
O Inep vai divulgar os gabaritos oficiais e provas do Enem 2024 nesta semana. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, neste domingo (10), em coletiva de imprensa. A previsão anterior é de que seria divulgado apenas no dia 20 de novembro.
Já o resultado final com as notas individuais de cada participante estarão disponíveis no site do Inep no dia 13 de janeiro de 2025.