Programa oferece estágio e bolsa para estudantes brasileiros no Canadá

Programa Mitacs Globalink Research Internship tem inscrições abertas até 17 de setembro

André Nicolau, colaboração para a CNN Brasil
Bandeira do Canadá
Realizado pelo governo do Canadá, programa de intercâmbio Mitacs Globalink Research Internship está com as inscrições abertas até 17 de setembro  • Pixabay
Compartilhar matéria

Estudantes universitários brasileiros de diversas áreas do conhecimento têm uma oportunidade única de vivenciar um intercâmbio de pesquisa de 12 semanas no Canadá, com todas as despesas cobertas e remuneração.

O programa Mitacs Globalink Research Internship, iniciativa do governo canadense, está com inscrições abertas para o ano de 2025. O prazo final para submissão de candidaturas é 17 de setembro de 2025, às 13h.

Quem pode se candidatar?

Para ser elegível ao programa, os interessados devem atender aos seguintes critérios:

  • Ter no mínimo 18 anos de idade e estar matriculado em um curso de graduação;
  • Possuir proficiência no idioma do projeto escolhido (inglês ou francês). Candidatos brasileiros, em particular, agora podem ser solicitados a apresentar comprovante de proficiência;
  • Ter concluído ao menos um semestre do curso de graduação no Brasil e ter entre um e três semestres restantes para a conclusão. Isso significa que estudantes com previsão de formatura entre dezembro de 2026 e dezembro de 2027 são elegíveis;
  • Manter uma média acadêmica superior a 8;
  • Estar matriculado em uma das universidades brasileiras participantes do programa. Atualmente, a lista inclui universidades do estado do Paraná.

Como se inscrever?

A candidatura para o estágio Mitacs no Canadá é realizada diretamente pelo estudante por meio de uma plataforma on-line.

Enquanto um banco pode cobrar até 12% sobre a transação, a Wise cobra a partir de 1,3%. A conta é gratuita e facilita a economia na hora de acumular dinheiro para os custos do intercâmbio.

Os documentos necessários incluem currículo, carta de recomendação de um professor e histórico escolar. Toda a documentação deve ser enviada em inglês ou francês; caso a universidade não forneça o histórico nesses idiomas, será exigida uma tradução juramentada.

Os candidatos deverão selecionar entre três e dez projetos de pesquisa de seu interesse, distribuídos em pelo menos três províncias canadenses distintas. O programa oferece mais de 3 mil projetos em diversas áreas do conhecimento, abrangendo Ciências Exatas, da Terra, Biológicas, Engenharias, Tecnologia, Saúde, Humanas e Sociais.

Eventuais custos do intercâmbio

Embora o programa Mitacs Globalink cubra as despesas de passagem aérea, seguro saúde, hospedagem e alimentação do intercambista durante o período do estágio no Canadá, é recomendável que o estudante garanta uma reserva financeira em dois cenários:

  • Dinheiro para os primeiros dias: é importante ter algum dinheiro extra para cobrir as despesas iniciais, como alimentação e transporte, até receber a primeira parcela da bolsa.
  • Custos adicionais: despesas com atividades de lazer, compras pessoais e outras despesas não cobertas pelo programa são de responsabilidade do participante.