Projeto de João Carlos Martins levará música a escolas públicas de SP

Iniciativa em parceria com a Somos Educação pretende beneficiar 3 mil alunos do primeiro ao quinto ano em 50 escolas estaduais a partir de fevereiro de 2026

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Um novo projeto de musicalização promete transformar a vida de milhares de crianças em escolas públicas e privadas de São Paulo. A iniciativa, liderada pelo maestro João Carlos Martins em parceria com a SOMOS Educação, visa utilizar a música como instrumento de transformação social e desenvolvimento cognitivo.

O anúncio oficial do projeto aconteceu durante um concerto no Teatro B32, na zona sul da capital paulista, após um projeto-piloto realizado no colégio paulistano Liceu Pasteur. A partir de fevereiro de 2026, o programa será expandido para 50 escolas estaduais, beneficiando cerca de 3 mil alunos com idades entre 6 e 10 anos, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

Desenvolvimento Integral

O projeto foi estruturado para atender diferentes perfis de alunos, divididos em quatro grupos: aqueles que poderão se tornar parte do público apreciador, os que terão a música como hobby, os que poderão seguir carreira musical e os "diamantes a serem lapidados". "Através da música, você atinge o coração e a alma de uma criança", afirma João Carlos Martins.

A neurociência reconhece a música como uma das atividades mais completas para o desenvolvimento cognitivo, estimulando simultaneamente ritmo, coordenação, linguagem e memória. O programa foi desenvolvido para ser implementado com recursos já disponíveis em sala de aula, utilizando materiais simples para ensinar conceitos musicais básicos.

Para João Carlos Martins, o projeto representa uma forma de retribuir ao país tudo que recebeu ao longo de sua carreira nos palcos, além de criar oportunidades para crianças que nem sempre conseguem vislumbrar possibilidades em seu futuro. "É um projeto a médio e longo prazo, mas espero que, antes do apagar das luzes, eu possa dizer que deixei um legado", declara.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.