Provão Paulista começa a ser aplicado nesta terça-feira (4)

Avaliação para alunos do ensino médio dá acesso a universidades como USP, Unesp, Unicamp, Fatecs e Univesp

Tatiana Cavalcanti, colaboração para a CNN Brasil
Alunos farão Provão Paulista esta semana  • Divulgação
Compartilhar matéria
O Provão Paulista, avaliação que abre as portas para o ensino superior no estado, começa a ser aplicado nesta terça-feira (4). As provas para essa etapa se estendem até quarta-feira (5).
O exame, organizado pela Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo), oferece 15.717 vagas para estudantes do 3º ano do ensino médio em instituições como a USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) e Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
As vagas são destinadas ao primeiro semestre de 2026 para as universidades e Fatecs, e para novas turmas da Univesp e Fatecs no segundo semestre do mesmo ano.
Cerca de 375,4 mil estudantes da última etapa da educação básica estão aptos a participar, sendo 329,1 mil da rede estadual de ensino.
O restante inclui alunos das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), redes municipais, escolas de aplicação universitárias, institutos federais e redes públicas de outros estados. Pela primeira vez, alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) também poderão concorrer.
A maioria dos estudantes matriculados em escolas estaduais, municipais e nas Etecs fará as provas em suas próprias unidades. Já os alunos de institutos federais, de outros estados e da EJA devem verificar seus locais de prova em polos específicos nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Sorocaba.

Conteúdo do Provão Paulista:

Dia 4 (terça-feira): os estudantes responderão a 18 questões de língua portuguesa e 6 de língua inglesa (Linguagens e suas Tecnologias), além de 8 questões de biologia, 8 de física e 8 de química (Ciências da Natureza e suas Tecnologias). Este dia também inclui a redação, com tempo máximo de cinco horas.
Redação: o texto deve ser dissertativo-argumentativo, coerente, coeso e seguir a norma padrão da língua portuguesa. A fuga do gênero, o uso da primeira pessoa do singular ou da segunda pessoa (singular e plural) podem resultar em perda de pontos ou nota zero. É fundamental atentar ao número de linhas e incluir um título.
Dia 5 (quarta-feira): o caderno de provas terá 18 questões de matemática (Matemática e suas Tecnologias) e cinco de filosofia, sete de geografia, sete de história e cinco de sociologia (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas). O tempo máximo para esta prova é de quatro horas. Todo o conteúdo exigido no Provão está alinhado ao Currículo Paulista do Ensino Médio. Estudantes com deficiência terão uma hora a mais por dia para realizar as provas.
Para os alunos da 1ª série do ensino médio, o Provão acontece nos dias 6 e 7 de novembro. Para os do 2ª ano, as provas estão marcadas para 11 e 12 de novembro. Em cidades com feriados em qualquer um dos dias oficiais, as avaliações serão aplicadas em nova data, com cadernos de provas diferentes.

Orientações para os dias de prova

  • Chegue com antecedência: as provas começam às 8h, e os portões serão fechados pontualmente às 7h45. Não será permitida a entrada após esse horário.
  • Documentação: é obrigatório apresentar um documento de identificação com foto.
  • Material: leve apenas caneta esferográfica de tinta preta com tubo transparente.
  • Eletrônicos: celulares, fones de ouvido, tablets e smartwatches são proibidos em sala de aula. Celulares devem ser guardados em um envelope fornecido pelo aplicador.
  • Alimentação: lanches simples que não atrapalhem a concentração dos demais estudantes são permitidos (ex: maçã, banana). Água, sucos e refrigerantes em embalagens individuais também são liberados.
  • Vestuário: recomenda-se o uso de roupas confortáveis e apropriadas para a realização das provas.

Serviço

Provão Paulista Seriado

  • Público: estudantes do 3º ano do ensino médio
  • Datas: 4 e 5 de novembro 
  • Horário de início: 8h (portões fecham às 7h45)
  • Locais: escolas estaduais, municipais e Etecs. Polos específicos para institutos federais, outros estados e EJA
  • O que levar: documento de identificação com foto, caneta esferográfica preta de tubo transparente
  • Proibido: celulares e outros equipamentos eletrônicos em sala de aula