Resultados do Enem 2025 serão divulgados em 16 de janeiro; saiba mais

Notas estarão disponíveis na página do participante e poderão ser usadas no Sisu, Prouni e Fies para ingresso na educação superior

Ana Beatriz Dias, da CNN Brasil
cadernos de provas do Enem
A edição de 2025 do Enem foi aplicada nos dias 9 e 16 de novembro  • Angelo Miguel/MEC
Compartilhar matéria

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 serão divulgados no dia 16 de janeiro. A data foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na sexta-feira (9).

As notas individuais estarão disponíveis na Página do Participante, onde será possível conferir tanto a nota da redação (que varia de zero a mil pontos) quanto a pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas. Para os chamados treineiros, aqueles que não concluíram o ensino médio em 2025, o boletim individual será publicado posteriormente.

Com os resultados do exame, os participantes poderão pleitear uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com inscrições do dia 19 a 23 de janeiro; tentar uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), cujas inscrições vão de 26 a 29 de janeiro; ou acessar a educação superior com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A edição de 2025 do exame foi aplicada nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o território nacional. Nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba as provas ocorreram nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30).

No primeiro dia, os candidatos responderam às provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo, as questões eram de matemática e ciências da natureza.

Saiba como usar a nota do Enem

As notas podem ser usadas nos processos seletivos federais de acesso ao ensino superior.

No Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o candidato concorre a vagas em instituições públicas, desde que não tenha zerado a redação e tenha concluído o ensino médio. A seleção considera a média das notas e segue critérios previstos na Lei de Cotas.

O Prouni (Programa Universidade para Todos) permite o uso das notas das duas últimas edições do Enem para concorrer a bolsas integrais ou parciais em instituições privadas, desde que o estudante atenda aos critérios socioeconômicos e tenha média mínima de 450 pontos, sem zerar a redação.

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) também utiliza as notas do Enem para seleção, com exigência de média mínima de 450 pontos e nota diferente de zero na redação. No Fies Social, metade das vagas é destinada a inscritos no CadÚnico com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.

Os resultados individuais também podem ser utilizados em processos seletivos próprios de instituições brasileiras e em universidades portuguesas que possuem convênio com o Inep.