UFRGS divulga gabaritos preliminares do vestibular 2026

Coperse libera respostas das provas de algumas disciplinas e abre prazo para recursos

Tatiana Cavalcanti, colaboração para a CNN Brasil
fachada da UFRGS em Porto Alegre
UFRGS divulga gabarito preliminar do vestibular 2026  • Wikimedia Commons
Compartilhar matéria

A Coperse (Comissão Permanente de Seleção) divulgou os gabaritos preliminares das provas objetivas do vestibular UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) 2026, aplicadas no sábado (29) e no domingo (30).

No primeiro dia, os candidatos responderam questões de língua portuguesa, literatura, história, geografia e matemática. No dia seguinte, foram aplicadas as avaliações de língua estrangeira, física, química e biologia.

Recursos sobre questões objetivas ou sobre o gabarito prévio podem ser enviados pelo portal do candidato até as 9h desta quinta-feira (4). Cada participante pode solicitar um recurso por questão, conforme instruções do edital. As respostas serão encaminhadas no próprio portal.

A edição 2026 do vestibular oferece 4.058 vagas distribuídas em 98 opções de cursos de graduação. As provas foram aplicadas em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí.

O listão com os candidatos classificados dentro das vagas será divulgado em 22 de dezembro.

As respostas do gabarito estão disponíveis no site do processo seletivo.

Tema da redação

A prova de redação abordou evasão e abandono escolar. O enunciado orientou o candidato a produzir um texto dissertativo a partir do artigo “Estudar? Para quê?”, de Michael França, publicado na Folha de S.Paulo.

O texto base apontava que desigualdades estruturais afetam o acesso a oportunidades e que escolas e professores não podem responder sozinhos por essas condições.

Além do artigo, a prova apresentou trechos da “Introdução” do estudo “Evasão escolar e o abandono: um guia para entender esses conceitos”, do Observatório de Educação Ensino Médio e Gestão do Instituto Unibanco.

O material descreve funções sociais da escola e indica diferentes razões para evasão e abandono, apoiadas em dados informativos.

O candidato deveria assumir um ponto de vista em relação ao artigo de França, mobilizando informações do estudo para fundamentar o argumento. O enunciado permitia aproximação ou distanciamento das ideias do autor, desde que justificadas com base nos textos fornecidos.

Gabaritos preliminares