Unesp lança mestrado em educação física para professores da rede pública
Curso de especialização oferece 380 vagas, é gratuito e dura dois anos; inscrições seguem até 3 de novembro

Professores de educação física da rede pública de ensino têm até 3 de novembro para se inscrever em um mestrado profissional coordenado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). A qualificação, oferecida em parceria com 26 instituições de ensino superior, visa aprimorar a prática de docentes em todo o país.
O mestrado ProEF (Profissional em Educação Física em Rede Nacional), voltado exclusivamente para professores da educação básica, oferece 380 vagas e tem duração de 24 meses. O curso é reconhecido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do MEC (Ministério da Educação).
Candidatos farão prova de seleção no dia 30 de novembro, com 40 questões objetivas e duas dissertativas.
Embora o curso não cobre mensalidades, há uma taxa de inscrição de R$ 150 para o processo seletivo. O programa também prevê a concessão de bolsas da Capes, que podem beneficiar até 30% do total de alunos, conforme o orçamento disponível.
É presencial com modelo híbrido e oferta nacional realizado por uma rede de 26 Instituições de ensino superior associadas, que inclui universidades federais, estaduais e institutos federais como UFSCar (São Carlos), UFMG (Minas Gerais), UFRN (Rio Grande do Norte), UFES (Espírito Santo) e UFMT (Mato Grosso).
O mestrado aborda planejamento, implementação e avaliação de estratégias para os desafios do cotidiano escolar. O objetivo geral, sedundo a Unesp, é formar professores em nível de mestrado profissional, promovendo a qualificação do ensino e contribuindo para mudanças efetivas na prática pedagógica.
Serviço:
Mestrado em educação física:
- Público-alvo: professores de educação física da rede pública de ensino
- Inscrição: até 3 de novembro, por R$ 150
- Provas: 30 de novembro (objetiva e dissertativa)
- Inscrições: pelo site da Vunesp