Unesp: reitora revela método que estimula interpretação na prova domingo

Maysa Furlan afirma que interdisciplinaridade nas questões combina várias áreas e exige visão integrada do aluno

Tatiana Cavalcanti, colaboração para a CNN Brasil
Estudantes fazem prova da Vunesp
Estudantes fazem prova da Vunesp  • Divulgação
Compartilhar matéria

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) vai ampliar o número de questões interdisciplinares na prova do Vestibular 2026, aplicada no próximo domingo (2) em 35 cidades.

Este modelo, que promove uma visão integrada dos conhecimentos escolares, foi introduzido na Unesp em 2019 e, desde então, 108 questões com essa característica foram apresentadas, representando uma média de 18 por ano, ou 20% das 90 questões da primeira fase do exame.

A reitora da Unesp, Maysa Furlan, avalia a inclusão das questões interdisciplinares como um sucesso e uma notícia positiva para a universidade e vestibulandos.

Esse método, segundo a reitora, combina conhecimentos de diferentes áreas do saber em uma mesma questão, exigindo do candidato uma visão integrada e completa.

"É um exemplo prático de conexões entre diferentes áreas para analisar um fenômeno", disse Maysa à CNN Brasil.

As questões podem associar biologia, matemática, história e geografia, unindo humanidades, exatas e biológicas. "Isso faz com que os nossos jovens se voltem para a leitura e interpretação, especialmente da questão, e abordem temáticas atuais da sociedade contemporânea, como questões éticas, culturais e sociais", afirmou a reitora.

Essa abordagem prepara o aluno para uma visão mais transversal na universidade e para compreender os desafios da sociedade, buscando ler textos variados, incluindo o jornalismo crítico e contemporâneo, de acordo com Maysa.

A Unesp adota questões interdisciplinares desde o Vestibular 2020, aplicado em 2019. Desde então, 108 questões nesse formato foram aplicadas, uma média de 18 por ano, correspondendo a 20% das 90 questões da prova. Para o exame atual, a universidade prevê ampliar o número dessas questões.

Renato Eugênio da Silva Diniz, superintendente acadêmico da Fundação Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista), responsável pela aplicação das provas, afirma que a prova adota o princípio da transparência.

“O vestibular da Unesp tem atendido às demandas do ensino e vem sendo há quase meio século um exame de excelência, atualizado e inovador, especialmente nos últimos anos, em questões como a própria interdisciplinaridade da prova”, afirmou Diniz.

Como será a prova?

O Vestibular Unesp 2026 oferece 5.867 vagas. As provas da primeira fase ocorrem no próximo domingo (2) em 35 cidades (31 em São Paulo, além de Brasília-DF, Campo Grande-MS, Curitiba-PR e Uberlândia-MG).

A primeira fase terá duração de cinco horas e será composta por 90 questões de múltipla escolha das áreas de linguagens e suas tecnologias (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte), ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia) ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, física e química) e matemática e suas tecnologias.

O resultado da primeira fase será em 28 de novembro. As provas comuns da segunda fase estão programadas para 7 e 8 de dezembro (domingo e segunda-feira), com resultado final em 30 de janeiro de 2026.

Outras formas de ingresso

A Unesp também oferece outras formas de ingresso: 729 vagas via notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 934 vagas pelo Provão Paulista e 160 vagas pelo Vestibular Meio de Ano 2026, totalizando 7.690 vagas em 136 cursos de graduação.

A Unesp é uma universidade pública e gratuita, presente em 24 cidades do estado de São Paulo, com 34 unidades universitárias. A instituição possui cerca de 50 mil estudantes e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Serviço:

Vestibular Unesp 2026:

  • Provas da 1ª fase: 2 de novembro
  • Local: acesse no site
  • Resultado: 28 de novembro
  • Provas da 2ª fase: 7 e 8 de dezembro