Unicamp e UFSCar: universidades abrem inscrições para vestibular indígena
Solicitação é gratuita e deve ser feita na internet entre 3 e 28 de novembro; vagas são destinadas a estudantes da etnia que cursaram ensino médio em escola pública

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) divulgou a abertura do processo para o Vestibular Indígena 2026, voltado a estudantes de etnias indígenas que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 3 a 28 de novembro pela página da Comvest.
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) disponibiliza 130 vagas, enquanto a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) oferece 65. Os interessados deverão realizar uma única inscrição, escolhendo até dois cursos, sendo um em cada instituição.
Os estudantes deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no edital, a ser entregue na matrícula, caso aprovado.
As provas ocorrem no dia 11 de janeiro de 2026 em diversas cidades, como Campinas (SP), Campo Grande (MS), Recife (PE), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).
O exame, aplicado em língua portuguesa, consistirá em 50 questões de múltipla escolha e uma redação.
Programa Formativo
Serviço:
- Inscrições: de 3 a 28 de novembro
- Onde: no site da Comvest
- Prova: 11 de janeiro de 2026
- Mais informações: no edital