“O maior problema de Salvador é a segurança pública”, diz prefeito reeleito de Salvador à CNN
Bruno Reis, reeleito com 78,67% dos votos, destaca medidas municipais e critica ineficácia do governo estadual no combate à criminalidade
O prefeito reeleito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou em entrevista à CNN Brasil que a segurança pública é o maior problema enfrentado pela capital baiana. Reis, que conquistou 78,67% dos votos nas eleições municipais do último domingo (6), destacou a gravidade da situação na Bahia.
“O maior problema da Bahia e de Salvador é a segurança pública. Infelizmente, nós vivemos no estado onde das 7 cidades do Brasil, as 7 com maior índice de violência estão aqui na Bahia”, declarou o prefeito.
Apesar de reconhecer que a responsabilidade primária pela segurança pública é do governo estadual, Reis enfatizou as ações municipais para contribuir com a melhoria da situação: “Nós conseguimos aqui, além de convocar todos os concursados da Guarda Civil Municipal, que é armada, que vai passar agora a ter câmera corporal, nós também instalamos em toda a cidade quase duas mil câmeras conectadas ao nosso CTO para ajudar no enfrentamento da questão de segurança”.
Medidas municipais e críticas ao governo estadual
O prefeito destacou o sucesso de um modelo de segurança implantado no centro histórico de Salvador, que reduziu significativamente os índices de criminalidade. Reis anunciou planos para expandir esse modelo para outras áreas da cidade e mencionou a elaboração de um plano municipal de segurança.
Criticando a atuação do governo estadual, Reis afirmou: “A inoperância e a incompetência do governo, a falta de capacidade de enfrentar a criminalidade está levando a nós, prefeitos, a assumir mais essa responsabilidade, essa dimensão que não é constitucionalmente nossa”
O prefeito ressaltou que, embora a prefeitura não tenha a competência constitucional nem o aparato de segurança necessário, a administração municipal tem sido forçada a ampliar sua atuação nessa área devido à incapacidade do Estado em resolver o problema.