“Preocupante para todo mundo”, diz Carmen sobre volume de apreensão de dinheiro na eleição
Mais de R$ 21 milhões em espécie foi apreendido pelas forças de segurança; valor é mais de quatro vezes maior que o montante recolhido nas eleições de 2022 e 14 vezes o do pleito municipal de 2020


A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, disse neste domingo (6) que é “preocupante para todo mundo” o volume de dinheiro apreendido pelas autoridades nas eleições de 2024.
O total é de cerca de R$ 21 milhões. A quantia seria usada para crimes eleitorais, de acordo com a Polícia Federal (PF).
Segundo Cármen, antes não havia dados específicos sobre o dinheiro apreendido em eleições. A magistrada afirmou que o Núcleo de Segurança das eleições do TSE, aberto em junho, trabalha levantando as estatísticas.
“Daqui para frente nós vamos nos esmerar, o Ministério Público, as forças de segurança e o Judiciário para cada vez mais a gente ter dados”, afirmou.
“Nós tivemos, no período eleitoral, uma apreensão só pela Polícia Federal, de 20 milhões em espécie e mais, pouco mais de 20 milhões em outros bens, todos eles ilicitamente manuseados, manipulados, enfim, e agora nós vamos trabalhar com isso para ver como é que nós podemos nos esmerar para o aperfeiçoamento do processo democrático brasileiro”, declarou a presidente do TSE.
A declaração foi feita a jornalistas no começo da noite de domingo, no Centro de Divulgação das Eleições, na sede do TSE.
Conformou mostrou a CNN, o valor apreendido este anos já é mais de quatro vezes maior que o montante recolhido nas eleições presidenciais de 2022 e 14 vezes o do pleito municipal de 2020.
Apuração
A CNN acompanha, em tempo real, a apuração dos votos em todas as cidades do Brasil neste domingo (6).