Quem é Lúcia França, escolhida para ser vice de Tabata Amaral na disputa pela Prefeitura de SP

Professora já foi primeira-dama do estado de São Paulo e candidata a vice na chapa de Fernando Haddad (PT) para o governo paulista em 2022

Manoela Carlucci, colaboração para a CNN Brasil, São Paulo
A candidata a vice na chapa de Tabata Amaral (PSB) para prefeitura de São Paulo, Lúcia França (PSB)
A candidata a vice na chapa de Tabata Amaral (PSB) para prefeitura de São Paulo, Lúcia França (PSB)  • Divulgação/Redes sociais
Compartilhar matéria

A professora Lúcia França (PSB) foi anunciada como vice na chapa da candidata Tabata Amaral (PSB) à Prefeitura de São Paulo.

Esposa do ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), ela disputa uma eleição pela segunda vez seguida. Em 2022, ela disputou a eleição para o governo de São Paulo como vice na chapa encabeçada por Fernando Haddad (PT), atual ministro da Fazenda.

Filiada ao PSB desde 1988, Lúcia tem 62 anos e nasceu na capital paulista e passou grande parte de sua vida em São Vicente.

É professora desde os 18 anos, formada em pedagogia e tem pós-graduação em Direito Educacional Neurolinguística, e MBA em Liderança. Também é empreendedora e chegou a fundar uma escola em Praia Grande (SP).

Tornou-se primeira-dama do estado em 2018, quando o então governador Geraldo Alckmin (PSB) deixou o cargo para disputar a Presidência da República -- ele foi substituído por Márcio França (PSB).

Nesse mesmo ano, presidiu o Fundo Social de São Paulo (FUSSESP), órgão responsável por desenvolver autonomia e geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Sobre ser vice de Tabata, ela afirma que compor uma chapa inédita com duas mulheres na disputa "é um simbolismo muito grande".

"As mulheres precisam ocupar espaços de poder e esse também será um dos eixos da nossa campanha. Minha vivência em campanhas e as experiências como empreendedora irão contribuir muito", afirma.