Disney atrasa estreias de 'Avatar', 'Star Wars' e retira 'Mulan' do calendário


Frank Pallotta, da CNN
24 de julho de 2020 às 09:59 | Atualizado 24 de julho de 2020 às 10:09
Cena do filme 'Avatar'

O primeiro 'Avatar' é considerado o segundo filme de maior bilheteria da história

Foto: Reprodução/ Divulgação

A pandemia do novo coronavírus agora está prejudicando o cronograma de lançamentos da Disney no cinema. Todos os filmes Star Wars e Avatar que seriam lançados entre 2021 e 2027 foram adiados, anunciou a empresa nessa quinta-feira (23).

A Disney também anunciou que Mulan, que seria lançado em 21 de agosto, foi retirado do calendário de lançamentos. A companhia não divulgou uma nova data para o filme, que tem sido repetidamente adiado desde março em razão da pandemia.

“Ao longo dos últimos meses, ficou claro que não há nada concreto quando se trata de como lançamos os filmes durante essa crise de saúde global, e hoje isso significa pausar nossos planos de lançamento para Mulan, enquanto analisamos a forma mais eficaz de levar esse filme para as pessoas de todo o mundo”, disse o porta-voz do Walt Disney Studios em um comunicado.

Assista e leia também:

Na Palma da Mari: Por que a saga Star Wars continua relevante

James Cameron obtém permissão especial para filmar ‘Avatar 2’ na Nova Zelândia

Disney anuncia novo filme da saga 'Star Wars' com direção de Taika Waititi

A decisão de tirar Mulan do calendário de lançamento é um enorme golpe para os cinemas, que estão tentando reabrir. Antes do anúncio da Disney, o AMC Theatres, maior rede de cinemas do mundo, afirmou que optou por adiar a reabertura de suas salas até “meados ou fim de agosto”.

A empresa disse que “os novos tempos refletem nas datas de lançamento dos blockbusters mais aguardados, como Tenet, da Warner Bros, e Mulan, da Disney, além de diversos outros filmes”.

Contudo, sem esses lançamentos, os cinemas vão ficar sem nenhum blockbuster para atrair o público até setembro, quando Um lugar silencioso - Parte 2, da Paramount, chega às salas.

Para a Disney, adiar Star Wars e Avatar não é uma decisão fácil, já que esses representam duas das maiores franquias de blockbuster de Hollywood.

O diretor de Avatar, James Cameron, falou sobre o adiamento em sua conta no Twitter. “Antes da Covid-19, tudo estava nos eixos para levar a vocês a primeira sequência em dezembro de 2021. Infelizmente, em razão do impacto que a pandemia teve em nosso calendário, não será mais possível para nós seguir esse prazo”, disse Cameron. “Não há ninguém mais desapontado com esse adiamento do que eu.”

(Texto traduzido, clique aqui e leia o original em inglês.)