Filmes de Natal que nem parecem natalinos

Alguns filmes que se passam na época das festas não aparentam o espírito natalino, mas podem ser uma opção para quem não gosta de clichês

Giulia Heyward e Alfonso Serrano, da CNN
29 de novembro de 2020 às 11:55
Alguns filmes que nem de longe parecem com o Natal, se passam na época das festas
Foto: 20th Century Fox e Warner Bros

Dá para ver e rever muitas vezes a “A Princesa e a Plebeia” (2018).

E talvez você já tenha visto todos os filmes de Natal que existem. Mas há uma infinidade de histórias por aí que, de certo ponto de vista, são a cara das festas de final de ano. Aqui está uma lista de alguns filmes insuspeitos que se enquadram no gênero filme de Natal.

“Gremlins” (1984)

Gremlins é um terror natalino
Foto: Warner Bros.

A comédia de terror do diretor Steven Spielberg se passa durante o Natal. Na verdade, os próprios gremlins chegam embrulhados em papel de presente. Embora as criaturas causem estragos com água, elas ficam destruidoras de verdade quando sem querer colocam chapéus de Natal e cantam canções natalinas. É verdade: monstros e sangue não evocam o espírito natalino, mas o filme pode ser visto como um conto de advertência sobre os perigos de dar presentes.

Como assistir: Você pode assistir a “Gremlins” com uma assinatura do Now ou comprá-lo no Google Play, iTunes ou Amazon Prime Video.

“Duro de Matar” (1988)

Duro de Matar acontece durante uma festa de Natal de uma empresa
Foto: 20th Century Fox

O filme de ação com Bruce Willis estabeleceu um novo padrão no gênero de filmes de Natal despretensiosos – e por um bom motivo. O filme se passa durante uma festa de Natal de uma empresa. Entre as cenas de luta, há neve, uma trilha sonora natalina e até uma aparição do próprio Papai Noel. O diretor do filme até declarou que ele devia entrar na lista dos filmes clássicos de Natal.

Como assistir: Você pode assistir a “Duro de Matar” com uma assinatura do Vivo Play ou HBO Max ou comprá-lo Google Play ou YouTube.

Saga “Harry Potter”

A saga Harry Potter tem diversos momentos natalinos
Foto: Warner Bros.

Os fãs dos livros e filmes sabem que cada edição traz uma festa de Natal. Seja com um momento de ternura, como quando Harry Potter recebe seus primeiros presentes em “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001) ou mais pesado, como a visita à cidade natal de seus pais em “Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1” (2010), cada celebração de Natal tem um significado para a trama. Além disso, também existem piadas recorrentes, como as escolhas questionáveis de presentes do bem-intencionado Hagrid, um suéter de malha anual de Molly Weasley e um presente misterioso que se torna uma ferramenta para salvar vidas nos próximos capítulos.

Como assistir: Você pode assistir aos filmes de “Harry Potter” com uma assinatura do Now ou HBO Go ou comprá-los no YouTube, iTunes, Google Play ou Amazon Prime Video.

“Enquanto você Dormia” (1995)

A comédia romântica possui o espírito natalino
Foto: Buena Vista Pictures

Ninguém precisa de uma desculpa para assistir Sandra Bullock em um filme romântico. Embora fingir ser a noiva de um paciente em coma não pareça particularmente festivo, há muitos momentos para lembrá-lo da temporada de férias de fim de ano. Há jantares familiares estranhos, uma cena de patinação no gelo e neve em Chicago. Muitas luzes cintilantes e música de Natal também canalizam o tema do feriado.

Como assistir: Você pode assistir a “Enquanto Você Dormia” com uma assinatura da Disney+ ou comprá-lo no iTunes, Amazon Prime Video, YouTube ou Google Play.

Leia também:
David Prowse, intérprete original de Darth Vader em Star Wars, morre aos 85 anos
O elevador externo mais alto do mundo e a inspiração para a paisagem de 'Avatar'
'Babenco', de Bárbara Paz, é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2021

“Psicopata Americano” (2000)

Embora os assassinatos em série de um corretor de Wall Street não façam você se sentir aquele quentinho no coração de um filme natalino, não há como negar que este filme se passa durante as festas de final de ano. O humor negro do filme se encaixa surpreendentemente bem durante uma cena de Natal matadora, que inspira o personagem de Christian Bale, Patrick Bateman, a planejar seu próximo assassinato. É quase apropriado que sua namorada, Evelyn, interpretada por Reese Witherspoon, o chame de "grinch”.

Como assistir: Você pode assistir a “Psicopato Americano” com uma assinatura Amazon Prime ou comprá-lo no iTunes, YouTube ou Google Play.

“Homem de Ferro 3” (2013)

O terceiro longa da história do Homem de Ferro se passa no Natal
Foto: Walt Disney Pictures

Sim, é um filme de super-herói. Mas o Tony Stark de Robert Downey Jr. está tentando salvar o mundo (de novo) durante o Natal. Mesmo entre cenas cheias de ação, há cenários com árvores decoradas, luzes de Natal e muita neve. Como Scrooge, o velho ranzinza do conto natalino, mas moderno, Stark passa por uma transformação. E sua grande revelação vem enquanto "Jingle Bells" toca ao fundo.

Como assistir: Você pode assistir a “Homem de Ferro 3” com uma assinatura da Disney+ ou comprá-lo no iTunes, Amazon Prime Video, YouTube ou Google Play.

“Batman: o retorno” (1992)

Batman: o retorno se passa durante as festas de fim de ano
Foto: Warner Bros.

A onda de Batman é ser sombrio e corajoso. Ele é a antítese do espírito natalino. Mas a justaposição das festas ao taciturno Batman de Michael Keaton adiciona um toque de humor negro ao filme de ação. As decorações de Natal, a neve cobrindo as ruas e a relativa alegria do ambiente de Batman solidificam seu lugar como um filme de festas sem ser excessivamente enfadonho. Aqui, os bandidos saem literalmente pulando de dentro dos presentes.

Como assistir: Você pode assistir a “Batman: o retorno” com uma assinatura do Now ou comprá-lo no iTunes, Amazon Prime Video, YouTube ou Google Play.

“Edward Mãos de Tesoura” (1990)

Edward Mãos de Tesoura é um dos filmes mais famosos do diretor Tim Burton
Foto: 20th Century Fox

Embora um jovem Johnny Depp com lâminas nas mãos represente um risco à segurança, o último terço do filme se passa durante uma festa de Natal. E tem a cena clássica onde Depp entretém a personagem de Winona Ryder com esculturas de gelo feitas à mão sobre o pano de fundo de algumas canções de Natal. Sem dar spoilers, o final do filme é em partes trágico e cheio de neve.

Como assistir: Você pode assistir “Edward Mãos de Tesoura” com uma assinatura do Disney+ ou comprá-lo no iTunes ou YouTube.

“Trocando as bolas” (1983)

A comédia natalina mostra Eddie Murphy em sua melhor fase
Foto: Everett Collection

Este filme antigo de Eddie Murphy traz o comediante na sua melhor fase. Aqui está a premissa básica: o humilde Murphy troca seu estilo de vida com um corretor financeiro da alta sociedade para ganhar uma aposta. Mas, como o filme se passa na Filadélfia durante o Natal, há muitas piadas de época que geram inúmeras risadas. A cena do Papai Noel bêbado, por si só, pode torná-lo o melhor filme de Natal acidental de todos os tempos.

Como assistir: Você pode assistir “Trocando as bolas” com uma assinatura Amazon Prime Video ou comprando no iTunes, Google Play, Amazon Prime Video ou YouTube.

(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).