Filmes em 2021: veja os lançamentos do cinema durante o ano

Com a chegada da vacina e a previsão de reabertura massiva das salas de cinema, expectativas para a chegada dos longas de 2021 é alta

Luana Franzão*, da CNN, em São Paulo
05 de janeiro de 2021 às 05:00
Lançamentos do cinema de 2021
Após dificuldades da indústria em 2020, o cinema voltará com força em 2021
Foto: Divulgação/Marvel Studios/Universal Pictures/Walt Disney Pictures/Warner Bros.

O ano de 2020 não foi fácil para a indústria do entretenimento. O cinema sofreu com o fechamento das salas por conta da pandemia da Covid-19 e muitos lançamentos foram adiados para 2021. 2020, por exemplo, foi o primeiro ano desde 2008 em que a Marvel não lançou uma de suas produções, que costumam levar milhões de pessoas aos cinemas de todo o mundo.

O streaming se tornou uma alternativa para a necessidade de adiar as estreias, mas, com a chegada da vacina e a previsão de reabertura massiva das salas de cinema, a expectativa para a chegada dos longas de 2021 é alta - tanto por parte dos produtores quanto dos espectadores.

Leia também:
Barack Obama coloca 'Bacurau' em sua lista de filmes preferidos de 2020
Flagrado em áudio, Tom Cruise grita com equipe para exigir distanciamento social
É oficial: Harrison Ford retornará em um quinto filme de 'Indiana Jones'

Algumas produtoras, porém, ainda acham arriscado apostar todas as fichas em um alívio da Covid-19, e tomaram uma decisão inédita: vão lançar seus filmes simultaneamente nas telonas e em serviços de streaming.

A Warner Bros., por exemplo, anunciou que todos os longas que estreiam em 2021 serão disponibilizados no HBO Max.

A Disney tomou uma decisão semelhante, mas menos radical: até o momento, lançará sua nova animação Raya e o Último Dragão também no Disney+, mas não confirmou se este será o caso de todos os filmes.

Destaques do CNN Brasil Business:
Perspectivas 2021: O dólar pode voltar para a casa dos R$ 4? Depende do governo
Bitcoin tem queda forte após renovar máximas
Nuvens na bola de cristal: Apostas de Warren Buffet decepcionam em 2020

Confira quais serão as principais estreias de 2021 em sequência:

Raya e o Último Dragão

Raya e o Último Dragão
Raya e o Último Dragão é a primeira estreia da Disney em 2021
Foto: Divulgação/Walt Disney Pictures

O filme dos estúdios Disney vai contar a história de uma civilização que conviveu durante séculos com dragões e, por causa do sumiço desses animais, acaba adentrando tempos sombrios. Uma guerreira chamada Raya é chamada para resolver a situação - ela passou sua vida treinando para ser protetora de um tesouro de seu povo, mas, com as novas adversidades, sua missão se torna encontrar o último dos dragões e restaurar a paz.

O longa será lançado simultaneamente nos cinemas e na plataforma de streaming da empresa, o Disney+.

Estreia prevista para: 12 de março de 2021

 

Morbius

Morbius
Morbius é um dos vilões mais conhecidos do universo dos quadrinhos da Marvel
Foto: Divulgação/Sony Pictures

Em uma aposta semelhante a de "Venom", a Sony lança um longa centrado no antagonista de uma de suas tramas. Desta vez, o escolhido é Morbius, vilão dos quadrinhos do Homem-Aranha. Jared Leto interpreta Michael Morbius, um cientista que acaba se transformando em um tipo de vampiro.

O vilão é mais conhecido pelos os fãs dos quadrinhos, mas a Sony aposta no sucesso do personagem com o público do cinema.

Estreia prevista para: 18 de março

 

007: Sem tempo para morrer

Daniel Craig como James Bond
Daniel Craig vive sua última aventura como James Bond
Foto: Divulgação/Universal Pictures

Prevista para março de 2020, a estreia do 25º filme da franquia do espião mais famoso do mundo foi adiada para 2021. O filme pode ser o último em que Daniel Craig atua como James Bond.

Dessa vez, o roteiro começa com um Bond tranquilo, vivendo fora da espionagem, na Jamaica. Entretanto, uma ameaça tecnológica o tira do sossego e o faz combater o vilão Safin, interpretado por Rami Malek.

Estreia prevista para: 2 de abril

 

Um Lugar Silencioso - Parte II

Um Lugar Silencioso - Parte II chega em 2021
Um Lugar Silencioso - Parte II chega em 2021
Foto: Divulgação/Paramount

A sequência do fenômeno do terror de 2018 "Um Lugar Silencioso" continua acompanhando a saga da família Abbott para fugir das criaturas guiadas pelo som.

O primeiro longa, dirigido pelo ator John Krasinski, conhecido pela série de comédia "The Office" e protagonizado pelo próprio e sua esposa, a atriz Emily Blunt, foi bem recebido pelo público e pela crítica, o que gerou a continuação.

Estreia prevista para: 23 de abril

 

Viúva Negra

Viúva Negra
Natasha Romanoff continua sendo interpretada por Scarlett Johansson
Foto: Divulgação/Marvel Studios

O filme que narra a história da Viúva Negra, heroína que é uma das protagonistas da franquia "Vingadores", teve o lançamento atrasado por causa da pandemia: antes, estrearia em maio de 2020, e agora é esperado para maio deste ano.

Por ser a primeira produção da Marvel Studios que deveria ser lançada em 2020, o atraso provocou um efeito dominó no ano da produtora, que teve de adiar outras estreias. 

A história acompanha a vida de Natasha Romanoff, interpretada por Scarlett Johansson, após os eventos do filme “Vingadores: Ultimato”, e traz no elenco nomes como Florence Pugh e David Harbour.

Estreia prevista para: 7 de maio

 

Velozes e Furiosos 9

A franquia que mostra a vida cheia de adrenalina de Dominic Toretto vai ganhar mais um filme: informação inesperada pelos fãs.

O nono filme da trama ganhou alguns trailers, que mostram a volta de um personagem morto em longas anteriores e a aparição de um irmão secreto de Toretto.

É difícil projetar o roteiro do próximo capítulo de Velozes e Furiosos, mas com certeza vai mexer com a linha do tempo e algumas certezas dos espectadores.

Estreia prevista para: 26 de maio

 

Luca

Luca
Luca é um monstro marinho que vem passar uma temporada na Riviera Italiana
Foto: Divulgação/Pixar

Os estúdios da Pixar também vão fazer um lançamento em 2021. A animação Luca contará a história de um verão divertido na Riviera Italiana, dividido entre dois amigos, e tratará a passagem da infância para a idade adulta. Luca e seu melhor amigo, no entanto, devem guardar um segredo importante: Luca é um monstro marinho, que vive em um mundo logo abaixo da superfície da água.

Estreia prevista para: 18 de junho

Ghostbusters: Mais Além

O longa será o primeiro filme da nova sequência da franquia que fez sucesso durante a década de 1980, os "Caça-Fantasmas".

Após uma adaptação que causou certa decepção no público, lançada em 2016, a nova tentativa vai trazer o universo dos filmes para os dias atuais: após se mudar para uma nova casa, dois irmãos, interpretados por Finn Wolfhart (de Stranger Things) e McKenna Grace, descobrem aparelhos para caçar fantasmas abandonados e embarcam em uma aventura.

Estreia prevista para: 8 de julho

 

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Shang Chi nos quadrinhos da Marvel
Shang Chi nos quadrinhos da Marvel
Foto: Divulgação/Marvel Comics

Conhecido nos quadrinhos como Mestre do Kung Fu, o personagem Shang-Chi será introduzido ao universo cinematográfico da Marvel, junto com um dos vilões mais clássicos do estúdio, Mandarim. A expectativa em torno do filme é alta, visto que, a depender da recepção do público, Shang-Chi pode vir a se tornar um personagem importante para os filmes.

Estreia prevista para: 9 de julho

Esquadrão Suicida 2

Apesar da recepção receosa do público do primeiro filme, lançado em 2016, a Warner Bros. decidiu dar continuidade ao Esquadrão Suicida nos cinemas - em grande parte por conta do alto faturamento e repercussão gerados.

Com a volta de parte do elenco original - nomes como Will Smith e Jared Leto optaram por não participar -, a segunda história do grupo de anti-heróis da DC Comics será dirigida por James Gunn, responsável pelo sucesso da concorrente Marvel, Guardiões da Galáxia.

Estreia prevista para: 4 de agosto

Duna

Timothée Chalamet e Zendaya protagonizam Duna
Timothée Chalamet e Zendaya protagonizam Duna
Foto: Divulgação/Warner Bros.

Um dos lançamentos que estavam previstos para 2020, o novo filme de Denis Villeneuve teve sua estreia adiada para 2021. O filme é uma adaptação do livro de mesmo título, escrito por Frank Herbert e publicado em 1965.

A produção é uma das mais aguardadas no ano, tanto pelos fãs de ficção científica, animados para mais uma obra com a mesma direção dos aclamados "Blade Runner 2049" (2017) e "A Chegada" (2016), quanto pelos jovens, que esperam para ver os fenômenos Timothée Chalamet e Zendaya no elenco.

Estreia prevista para: 1º de outubro

Os Eternos

Os Eternos, nova aposta da Marvel
Os Eternos, nova aposta da Marvel
Foto: Divulgação/Marvel Studios

A equipe de heróis dos quadrinhos é a nova aposta da Marvel, depois dos sucessos de grupos semelhantes, como os "Guardiões da Galáxia" e "Os Vingadores". Os Eternos da Marvel são alguns dos personagens mais antigos da marca, e desconhecidos também entre os fãs do gênero.

O investimento em uma franquia de filmes dos personagens intriga, justamente pela curiosidade sobre os rumos que tomarão as narrativas.

Entre os poderes dos Eternos está a capacidade de manipular a energia cósmica, característica que pode permitir diversas adaptações para as telas, e efeitos especiais impressionantes.

Estreia prevista para: 5 de novembro

Matrix 4

Matrix 4 chega em dezembro, com o elenco protagonista original
Matrix 4 chega em dezembro, com o elenco protagonista original
Foto: Divulgação/Warner Bros.

A trilogia clássica da ficção científica "Matrix" vai ganhar mais um longa em 2021. Keanu Reeves volta às telas como Neo juntamente com Carrie Anne Moss, que interpretará Trinity mais uma vez.

A direção e o roteiro ficam por conta de Lana Wachowski, que participou da direção dos filmes anteriores, comandada pela irmã Lilly Wachowski. Pouco se sabe sobre a trama da sequência, mas as especulações sugerem que a paz entre os humanos e as máquinas acabou por algum motivo, e isso motivaria Neo e Trinity a voltar ao combate.

Estreia prevista para: 22 de dezembro

(*sob supervisão de Daniel Fernandes)