Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Acusada de plágio por irmão de Emicida, marca cancela campanha com Juliette e Duda Beat

    Como parte do projeto, cantoras interpretaram música chamada "Magia Amarela"; segundo Evandro, canção teria "roubado conceitualmente" álbum AmarElo

    Evandro, irmão de Emicida, e Duda Beat (à esquerda da segunda foto) e Juliette (à direita da segunda foto)
    Evandro, irmão de Emicida, e Duda Beat (à esquerda da segunda foto) e Juliette (à direita da segunda foto) Arte CNN/Reprodução/Redes sociais

    Renata Souzada CNN

    em São Paulo

    A Bauducco decidiu cancelar sua campanha “Magia Amarela”, após ser acusada de plágio pelo irmão do rapper Emicida, Evandro Fióti.

    Em nota oficial, a empresa afirma que “diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união”.

    A acusação de plágio se iniciou com uma publicação de Evandro, que é compositor e CEO do Laboratório Fantasma, no X, antigo Twitter.

    “Estou indignado. Vou explicar esse contexto dessa apropriação, plágio e mais uma vez falta ética nesse mercado vindo em sua maioria (mas não somente), de pessoas brancas. E reafirmo essa critica é coerente e vai no lugar certo, não quero hate em cima da Juliette ou Duda”, publicou Evandro em seu perfil no X, antigo Twitter.

    Depois da publicação no X, Evandro abriu uma live no Instagram para explicar seu posicionamento em relação à música, também chamada “Magia Amarela”, que as cantoras interpretaram para o projeto.

    “A gente levou 12 anos para ganhar um Grammy e o trabalho que a gente ganhou o Grammy acabou de ser roubado conceitualmente”, disse o produtor se referindo ao álbum “AmarElo”.

    Na manhã desta quarta-feira (18), Juliette compartilhou uma nota oficial na qual afirmava que a canção fazia parte de uma campanha publicitária.

    “Informamos que a música ‘Magia Amarela’ faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual. A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”, diz a nota.

    Também por meio das redes sociais, Duda Beat se manifestou sobre o caso, confirmando que se tratava de uma campanha da Bauducco, e afirmando ter sido surpreendida com a situação.

    De acordo com a nota, a artista não teve qualquer participação na “concepção da campanha, identidade visual, letra ou produção musical da faixa/jingle publicitário”. Mais tarde, o comunicado foi removido da conta da artista.

    Leia a íntegra do comunicado divulgado pela Bauducco:

    A música “Magia Amarela”, protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: “Um sentimento chamado Família”.

    A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca.

    Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam “uma família” com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.

    Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união.