Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Ailton Krenak é primeiro indígena a tomar posse na Academia Brasileira de Letras

    Ambientalista ocupará a cadeira de número 5 em cerimônia de posse que acontece na próxima sexta-feira (5)

    Nicoly Bastosda CNN , São Paulo

    O ambientalista e escritor Ailton Krenak é o primeiro indígena a tomar posse da Academia Brasileira de Letras (ABL). A cerimônia ocorrerá na próxima sexta-feira (5), às 20h, no Petit Trianon, no Centro do Rio de Janeiro, sede da instituição literária, quando ele receberá o colar de imortal de Fernanda Montenegro.

    Eleito por 23 votos em outubro de 2023, Ailton Krenak ocupará a Cadeira de número 5, vaga desde a morte do cientista político e historiador Jose Murilo de Carvalho, em agosto de 2023. O líder indígena superou a historiadora Mary Del Priore, que teve 12 votos e o indígena Daniel Munduruku, que teve 4.

    Na cerimônia de posse, Ailton Krenak receberá da atriz Fernanda Montenegro o colar de imortal e a espada através do acadêmico Arnaldo Niskier, elementos dados aos membros da Academia.

    https://www.instagram.com/p/C5O0KQ7vW66/

    Em comunicado divulgado pelo site da ABL no dia da eleição, Ailton Krenak afirma que um de seus projetos como membro da instituição é criar uma plataforma, parecida com uma que já existe, para quem deseja ter acesso a centenas de imagens, textos, filmes e documentos, envolvendo mais línguas.

    “Poderíamos fazer isso com todas as línguas nativas. Teria tudo a ver com a Academia Brasileira de Letras incluir mais umas 170 línguas além do português. Se olhamos os acervos que já existem, o Museu do Índio tem um acervo muito antigo de registros de narrativas, algumas delas só na língua materna. Vamos traduzilas com uma tradução simultânea e as pessoas vão poder ouvir. Podemos fazer isso junto com todas as etnias que estão envolvidas no resgaste linguístico. A UNESCO declarou essa década, a segunda década das línguas indígenas. Podemos chamá-la para dar um pouco mais de publicidade junto com a ABL, porque quando está na web, está no mundo, deixa de estar apenas no site. A ideia é priorizar a oralidade, e não o texto. O que ameaça essas línguas é a ausência de falantes” afirmou o líder indígena.

    Ailton Krenak é autor de livros como “Ideias para adiar o fim do mundo” e “A vida não é útil”.

    O evento de posse será exclusivo para convidados, mas será transmitido ao vivo pelo site e canal de Youtube da ABL.

    Tópicos