Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Após sua morte, México homenageia atriz de Mamá Coco em “Viva – A Vida É Uma Festa”

    Ana Ofelia Murguía morreu no domingo (31), aos 90 anos, segundo informou o Ministério da Cultura do México

    Atriz mexicana Ana Ofelia Murguía morre aos 90 anos.
    Atriz mexicana Ana Ofelia Murguía morre aos 90 anos. José Jorge Carreón/CNT/INBAL

    Da CNN Espanhol

    A atriz mexicana Ana Ofelia Murguía, conhecida, entre outros trabalhos, por ter feito a voz da personagem Mamá Coco na versão original de “Viva — A Vida É Uma Festa”, morreu no domingo (31), aos 90 anos, segundo informou o Ministério da Cultura do México em um comunicado.

    A secretária de Cultura do México, Alejandra Frausto, destacou que a morte de Murguía deixa “um enorme vazio” nos palcos do país, segundo o comunicado.

    O governo do México anunciou que realizará uma homenagem em memória à atriz, a ser realizada no dia 26 de janeiro no Palacio de Bellas Artes, na Cidade do México.

    Na animação produzida pela Disney e Pixar em 2017, Murguía deu voz à bisavó de Miguel, um garoto mexicano que sonha em ser músico apesar da proibição da família. O filme retrata a tradicional festa de Día de los Muertos no México.

    Aclamado pela crítica por mostrar as tradições da cultura mexicana, o longa ganhou o Oscar de melhor filme de animação em 2018.

    A personagem interpretada por Murguía, Mamá Coco, dá nome ao filme em sua versão original e protagoniza ao lado de Miguel, seu bisneto, um dos momentos mais importantes da trama.

    mama coco viva a vida é uma festa
    Miguel (Anthony Gonzalez) e Mamá Coco (Ana Ofelia Murguía) no filme “Viva — A Vida É Uma Festa”. / 2017 Disney/Pixar

    A atriz estreou em 1954 em uma produção baseada na peça “The Crucible”, do dramaturgo americano Arthur Miller.

    Ao longo de sua carreira, participou de dezenas de filmes sob a direção de diretores como Juan Humberto Hermosillo, Felipe Cazals e David Lynch.

    Após sua morte, o Instituto Nacional de Belas Artes e Literatura do país afirmou em seu perfil no X, antigo Twitter, que a carreira de Murguía foi “vital para as artes cênicas no México”.

    Murguía fazia parte da Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas e era membro honorário da Academia Espanhola de Cinema, acrescentaram as autoridades.

    Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

    versão original