Artistas repercutem a morte do autor Gilberto Braga

Aos 75 anos, Gilberto Braga foi vítima de complicações por conta de uma infecção sistêmica

Retrato do autor de novelas, Gilberto Braga, no Rio de Janeiro, em 1994
Retrato do autor de novelas, Gilberto Braga, no Rio de Janeiro, em 1994 Crédito:OTÁVIO MAGALHÃES/ESTADÃO CONTEÚDO

Anna Gabriela Costada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Diversos artistas utilizaram as redes sociais, na noite desta terça-feira (26), para lamentar a morte do autor Gilberto Braga, aos 75 anos. De acordo com informações da assessoria de imprensa da Rede Globo, ele foi vítima de complicações por conta de uma infecção sistêmica.

Responsável por alguns dos maiores sucessos da televisão brasileira, como Dancin’ Days, Vale Tudo, Paraíso Tropical e Celebridade, Gilberto Braga eternizou personagens e cenas icônicas.

Entre suas vilãs marcantes, destaca-se Odete Roitman – interpretada por Beatriz Segall-, que gerou um dos maiores ‘suspenses’ da história da TV: quem matou Odete Roitman?

A briga entre Maria Clara e Laura, interpretadas por Malu Mader e Claudia Abreu, respectivamente, na novela Celebridade, também ficou na memória dos brasileiros.

Os sucessos acumulados na carreira trouxeram a Gilberto Braga diversos fãs e amigos do meio artístico; muitos deles utilizaram as redes sociais nesta noite para homenagear e lembrar o talento do autor.

Homenagens

A atriz Zezé Motta postou, em sua conta pessoal no Twitter, que seu primeiro papel de destaque foi graças a Gilberto Braga, na trama Corpo a Corpo, e destacou a importância do autor em falar sobre racismo em horário nobre.

“Graças ao Gilberto Braga, tive o meu primeiro papel de destaque na TV Brasileira. Graças a ele pude viver a Sônia em Corpo a Corpo, personagem que é lembrada até hoje. Foi um divisor de águas. Em 1984, graças a ele falamos de racismo em horário nobre”, escreveu.

“Fomos amigos, demos boas risadas, tomamos bons drinks, vivemos… A minha admiração pelo #GilbertoBraga sempre foi gigante, assim como ele era. Gilberto era um gênio. Deixa um marco na história da teledramaturgia”, acrescentou a atriz. 

A atriz Paolla Oliveira também utilizou a rede social para prestar sua homenagem ao autor. Ela interpretou a protagonista de Insensato Coração (2011), um folhetim de Gilberto Braga.

“Que notícia triste sua partida. O Brasil perde um pouco da magia de grandes personagens, vilãs icônicas e boas reflexões em frente à tv. Obrigada por fazer parte da minha história, Gilberto Braga! Descanse!

A também escritora de novelas, Glória Peres postou uma foto antiga com Gilberto Braga e lamentou a partida.

“E o Gilberto se foi…. Um mestre, contador de histórias inesquecíveis, companheiro de muitas décadas de ofício…”

Carolina Dieckman usou o Instagram para homenagear o autor. “Ah, gilberto…suas histórias ficam; suas personagens inesquecíveis, sua marca inconfundível na tevê…você,aqui,pra sempre!”, escreveu.

“O Brasil perde um grande autor. Muito triste com a perda de Gilberto Braga! Um autor maravilhoso que faz parte das nossas vidas com suas novelas tão impactantes e modernas, marcando épocas com seus personagens e suas histórias refletindo a alma dos brasileiros nos sonhos, nas vilanias, nas ousadias nas ambições”, escreveu a atriz Beth Goulart, que fez uma extensa homenagem a Braga nas redes sociais.

Camila Pitanga, atriz que brilhou na novela Paraíso Tropical, de Gilberto Braga, também postou homenagens ao autor nas redes sociais. Pitaga publicou uma foto e agradeceu “por tudo que viveu”.

“Gilberto, minha gratidão a tudo o que vivi com você e através de você, com suas palavras, sua genialidade, sua escrita inconfundível. Como atriz e espectadora, tenho uma coleção de boas histórias e alegrias. Descanse.”

O ator Marcelo Serrado escreveu em uma publicação no Twitter.

“Sou muito grato a ele por me dar uma das minhas primeiras chances com Dono do Mundo aonde eu fazia Humberto um pianista e depois fizemos juntos, Anos Rebeldes, Labirinto, Força de um desejo… enfim, uma pessoa que me abraçou e acreditou em mim!!

 

Mais Recentes da CNN