Astro, membro fundador da banda de reggae britânica UB40, morre aos 64 anos

Segundo membros da banda, Terence Wilson, que era mais conhecido como Astro, morreu após enfrentar "uma curta doença"

Astro foi um dos membros fundadores da banda de reggae UB40
Astro foi um dos membros fundadores da banda de reggae UB40 Foto: Reprodução/Twitter UB40

Amy Woodyattda CNN

Ouvir notícia

O vocalista britânico e membro fundador da banda UB40, Terence Wilson, mais conhecido por seu nome artístico Astro, morreu após enfrentar “uma curta doença”, confirmou a banda pelas redes sociais.

“Estamos absolutamente arrasados e inconsoláveis em dizer-lhes que o nosso amado Astro faleceu hoje após uma curta batalha contra uma doença”, disse uma postagem nas contas do Twitter de Ali e Astro, membros fundadores do UB40, no sábado.

“O mundo nunca mais será o mesmo sem ele”. Wilson fez parte da banda britânica de reggae UB40 por mais de 30 anos, até deixar o grupo e se juntar com Ali Campbell, outro membro fundador do UB40, em uma outra formação da banda em 2013.

O UB40 foi formado em Birmingham no final dos anos 1970 e, nas três décadas seguintes, obteve sucesso com músicas como “Red Red Wine” e “(I Can’t Help) Falling In Love”.

A banda lidou com questões sociais e políticas em suas canções, dando voz à insatisfação da classe trabalhadora com o status quo da época.

“Passei pela mesma burocracia que a maioria dos negros no final dos anos 70”, disse Astro ao The Guardian em maio, lembrando a “sus law”, lei que dava permissão a policiais para revistarem e prenderem pessoas que eram consideradas suspeitas – frequentemente sob pretextos racistas.

“Achamos mais difícil escrever canções de amor do que letras militantes, porque era muito mais fácil escrever sobre coisas que você tinha testemunhado ou lido. Parecia natural para nós”, disse ele.

A atual formação do UB40 também homenageou o músico, escrevendo no Twitter neste sábado: “Ouvimos esta noite, a triste notícia de que o ex-integrante do UB40, Terence Wilson, mais conhecido como Astro, faleceu após uma curta batalha contra uma doença. Nossos sinceros condolências à sua família.”

Outro dos membros fundadores da banda, Brian Travers, morreu de câncer em agosto, aos 62 anos.

(Este texto é uma tradução. Para ler o original, em inglês, clique aqui)

Tópicos

Mais Recentes da CNN