Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    BBB24: Maycon polemiza ao sugerir apelido para perna amputada de Vinicius

    Nas redes sociais, internautas apontam que o participante foi capacitista com o atleta paralímpico

    Maycon Cosmer causa climão ao sugerir dar um apelido para perna amputada do atleta Vinicius Rodrigues
    Maycon Cosmer causa climão ao sugerir dar um apelido para perna amputada do atleta Vinicius Rodrigues Reprodução/ TV Globo

    Nicoly Bastosda CNN

    São Paulo

    Uma fala do participante Maycon Cosmer durante a prova do líder do BBB24 causou polêmica nesta terça-feira (9). Isso porque o cozinheiro escolar sugeriu dar um apelido no “cotinho” do atleta paralímpico Vinicius Rodrigues, se referindo à sua perna amputada.

    “E aí, nós vamos colocar um apelido, um nome no cotinho? Vamos colocar um nome no cotinho? Não, vamos sim. Vamos sim. A gente pode colocar um apelido no cotinho? Colocar um nome nele?”, perguntou Maycon se dirigindo a Vinicius.

    O atleta, por sua vez, não entrou na brincadeira.

    Aos 19 anos, Vinicius sofreu um acidente de trânsito na cidade de Maringá, no Paraná, e teve parte da perna esquerda amputada. Ainda no hospital, recebeu a visita da atleta paralímpica Terezinha Guilhermina, que o apresentou ao atletismo. Sua primeira competição paralímpica foi em 2015.

    Pela web, a atitude de Maycon gerou revolta. Usuários não acharam o que o brother chamou de “brincadeira” de bom tom e demonstraram apoio a Vinícius.

    Ivan Baron, influenciador e ativista anticapacitista, foi ao X, antigo Twitter, para explicar que a atitude de Maycon foi capacitista, ou seja, demonstrou preconceito contra pessoas com deficiência. O influenciador fez parte do grupo diverso que subiu a rampa do Palácio do Planalto com o presidente Lula, em 1º de janeiro de 2023.

    “Capacitismo é crime e não pode mais ser tolerado em rede nacional”, escreveu ele.

    “Menos de 24h de programa e o Maycon já foi capacitista 2x com o Vinicius, e independente se ele incomoda ou não, esse tipo de pergunta não se faz para uma pessoa amputada se você não tiver o mínimo de intimidade”, pontuou o influenciador em outra publicação.

    Ivan Baron ainda disse que espera que o apresentador Tadeu Schmidt de um “toque de conscientização” nos brothers para que não aconteçam mais “brincadeiras” do tipo.

    Confira outras reações na web:

    Conheça abaixo os 26 participantes do BBB24