Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bienal do Livro: Veja 10 dicas para aproveitar a visita no último final de semana

    O evento acaba neste domingo (7) e a CNN preparou um guia para ajudar quem deseja aproveitar ao máximo a visita, após três anos sem uma das maiores festas da literatura do país

    Bienal do Livro de São Paulo acontece após três anos de hiato
    Bienal do Livro de São Paulo acontece após três anos de hiato Estúdio WTF

    Luana Franzãoda CNN*

    Em São Paulo

    Ouvir notícia

    A Bienal do Livro ocorre na Expo Center Norte em São Paulo desde o sábado, 2 de julho. O evento termina no domingo (7) e a CNN preparou um guia para ajudar quem deseja aproveitar a visita após três anos sem uma das maiores festas da literatura do país.

    Os primeiros dias da Bienal receberam uma grande quantidade de visitantes de todas as idades, e filas foram registradas nos estandes.

    Até o momento, o evento já contou com a presença de autores como Mauricio de Sousa, Valter Hugo Mãe, Lázaro Ramos e Paulina Chiziane. E nesta reta final, também estarão lá personalidades como Luiza Helena Trajano, Abel Ferreira, Ailton Krenak, Conceição Evaristo e Itamar Vieira Júnior.

    Confira as dicas:

    Chegue o mais cedo possível

    O primeiro fim de semana da Bienal do Livro recebeu muitos visitantes no Expo Center Norte. A grande quantidade de público pode gerar estresse nas filas e trânsito de pessoas dentro do evento. Por isso, se possível, a melhor alternativa é chegar o mais cedo possível – o evento começa às 9 horas da manhã.

    Separe um dia inteiro para a visita

    Não limite um horário para o fim do passeio. O espaço é grande e há muitas opções para as compras, além de palestras, sessões de autógrafos e outras atrações. Portanto, é uma boa ideia ter bastante tempo disponível para conhecer o evento sem preocupações.

    Vá com roupas leves e calçados confortáveis

    Uma certeza sobre a Bienal é que o visitante andará longas distâncias. Por isso, escolher um tênis ou outro tipo de calçado confortável é uma decisão inteligente. Além disso, faz calor dentro do espaço, intensificado pelo exercício – é importante lembrar de usar roupas que sejam cômodas para um dia de atividade intensa.

    Finais de semana são os dias nos quais há mais visitantes na Bienal do Livro de São Paulo / Estúdio WTF

    Leve itens para guardar as compras

    Levar sacolas ecológicas, mochilas ou outros tipos de bolsas, pode ser útil durante a Bienal, para armazenar todas as compras de forma mais fácil de transportar. Para aqueles que pretendem comprar diversos livros, muitas pessoas levam pequenas malas com rodas para guardar as aquisições.

    Planeje a visita

    A Bienal disponibiliza em seu site e no aplicativo desenvolvido para o evento um mapa dos estandes, dos auditórios e da praça de alimentação. Para tornar a visita menos cansativa, vale a pena criar um roteiro do caminho a seguir.

    Pesquise os preços

    Apesar de o preço da maior parte dos títulos ser semelhante aos encontrados em livrarias, é possível encontrar promoções que valem a pena. Antes de ir à feira, busque os livros que mais deseja e veja o preço médio pelo qual é vendido. Alguns livros estão disponíveis em mais de um estande, por isso, é interessante visitar os espaços desejados e descobrir se há uma opção mais barata do mesmo título em diferentes editoras.

    Títulos populares podem ser encontrados nos estandes da Bienal / Luana Franzão/CNN

    Faça uma lista dos livros que mais deseja

    Em uma feira com tantas opções, é comum ter vontade de comprar muitos livros. Para manter o foco e voltar para casa mais feliz com as compras, faça uma lista dos livros que mais deseja e por quais editoras são publicados – dessa forma, é mais fácil encontrar os estandes mais importantes para sua visita.

    Bienal do Livro de São Paulo registrou milhares de visitantes — e consequentemente, longas filas / Estúdio WTF

    Prepare-se para encarar filas

    Para entrar nos estandes, para pagar as compras, na praça de alimentação… Especialmente durante os fins de semana, há filas em todos os lugares da Bienal. No entanto, na maior parte dos estandes, as filas andam rápido e a compra é eficiente.

    Verifique a programação do site para escolher o momento da visita e pegar senhas para sessões de autógrafos com antecedência

    No site da Bienal é possível verificar a programação de autores e outros convidados presentes no evento. Entre palestras, oficinas e sessões de autógrafos, há milhares de atividades durante o dia, e com planejamento, é possível aproveitar o melhor da feira.

    Veja a programação dos influenciadores que gostaria de encontrar

    Para aqueles que acompanham influenciadores de literatura nas redes sociais, vale a pena verificar se há a oportunidade de conhecê-los na Bienal. Muitos criadores de conteúdo foram convidados para o evento, e esta pode ser uma chance de conversar com as pessoas que são vistas apenas através das telas.

    *Sob supervisão.

    Mais Recentes da CNN