Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brit Awards dobra número de indicados em categorias neutras de gênero

    Premiação britânica também adicionou prêmio para o gênero musical R&B

    Sam Smith se apresenta durante o Brit Awards na O2 Arena em Londres
    Sam Smith se apresenta durante o Brit Awards na O2 Arena em Londres 11/02/2023REUTERS/Henry Nicholls

    Marie-Louise Gumuchianda Reuters

    Londres, Reino Unido

    A premiação britânica de música pop Brit Awards dobrou o número de indicados nas categorias neutras de gênero, informaram os organizadores nesta sexta-feira (24).

    A ação ocorreu após um protesto contra a lista de candidatos ao prêmio de melhor artista 2023, composta apenas por homens.

    Tanto “artista do ano” quanto o “artista internacional do ano” terão dez indicados a partir do ano que vem, em vez de cinco.

    A mudança, resultante de uma “ampla consulta” após a premiação de 2023, tem como objetivo “melhorar a representação e a inclusão”, disse a organizadora do prêmio, a Indústria Fonográfica Britânica.

    “O Brit tem o compromisso de tornar o show o mais inclusivo e representativo possível. As mudanças nas categorias deste ano fazem parte de um processo contínuo de evolução, e continuaremos a analisar, ouvir e aprender”, disse em nota Jo Twist, presidente-executiva da Indústria Fonográfica Britânica.

    A organização introduziu prêmios neutros em termos de gênero para artistas locais e internacionais em 2022, eliminando as categorias feminina e masculina.

    Novo prêmio para R&B

    O Brit Awards também adicionará o R&B à sua lista de categorias de estilos musicais, que já inclui Alternativa/ Rock, Dance, Pop e Hip Hop/Grime/Rap.

    A elegibilidade para o prêmio do gênero musical R&B abrangerá um período de 24 meses, em vez dos 12 meses habituais, para garantir que mais artistas possam concorrer.

    Veja também – Adele critica “trend” de arremessar objetos no palco