Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Caetano Veloso recebe título de Doutor Honoris Causa de universidade na Espanha

    Honraria reconheceu destaque musical e cultural do artista brasileiro

    Caetano Veloso recebe título 'doutor honoris causa' pela Universidade de Salamanca, na Espanha
    Caetano Veloso recebe título 'doutor honoris causa' pela Universidade de Salamanca, na Espanha Reprodução/YouTube

    Bárbara Carvalhocolaboração para a CNN

    São Paulo

    A Universidade de Salamanca, fundada pelo rei Alfonso de León em 1218, na Espanha, concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao cantor e compositor brasileiro, Caetano Veloso. A honraria, que aconteceu na segunda-feira (4), reconhece feitos de pessoas em alguma área de atuação.

    No caso do artista baiano, o professor de Filosofia Galega e Portuguesa da instituição, Pedro Serra, explicou que o título reconhece “um percurso de elevada tensão linguística e musical; um monumento do poético, da poesia como lugar de carinho, de amor e de amizade”.

    “Ele fez do amor pela língua um modo de vida. Ele é um poeta, um filólogo no sentido mais nobre da palavra”, disse o professor durante a apresentação do artista.

    O reitor da instituição educacional, Ricardo Revero, também homenageou o músico durante a sua fala: “Você é hoje reconhecido aqui pela sua criação cultural e pela capacidade de combinar influências, estilos, não só pela música, mas também por toda uma filosofia. “Tropicália”, em 1968, marcou uma revolução cultural, a nova etapa da aclamada música brasileira”, afirmou.

    Durante o discurso de agradecimento, o músico revelou que esta é a segunda honraria que recebe, sendo que a primeira, em 1998, foi entregue pela Universidade Federal da Bahia, em cima de um trio elétrico.

    Importante destacar que, em 2004, também recebeu a distinção de Comendador da Ordem do Infante Dom Enrique Ordem do Mérito Cultural, a mais alta distinção de Portugal. Já em 2014, por seu papel na divulgação da cultura latino-americana, foi nomeado Professor Honorário pela Universidade Nacional de Rosário, na Argentina.

    “De noite, quando parei para escrever as palavras que queria dizer aqui, me lembrei de tantos filmes mexicanos, tangos argentinos, boleros e mambos cubanos, canções peruanas de Chabuca Granda, chilenas de Violeta Parra, e não só filmes mas também conversas com dois espanhóis aos quais amo e sempre amarei muito, Fernando Trueba e Pedro Almodóvar. Da minha parte, dedico a esses dois toda a beleza desta festa. Obrigado”, disse Caetano.

    Após o discurso, o músico brasileiro retribuiu as homenagens cantando aos presentes um dos maiores sucessos de sua carreira, a música “Genipapo Absoluto”.

    Na rede social “X”, antigo Twitter, Caetano tornou a agradecer à universidade e as personalidades presentes na solenidade.

    “Muito obrigado à Universidad de Salamanca, às autoridades presentes e a todos que acompanharam o ato solene de doutoramento honoris causa, proposto pela Facultad de Filología da universidade. Inesquecível!”, diz o post do cantor.

    O que é o Honoris Causa?

    O Honoris Causa, termo em latim que significa “por causa de honra”, é um título acadêmico concedido a uma pessoa com contribuições notáveis à sociedade em alguma área de atuação, como cultural, político, literário, filantrópico e outros. Qualquer pessoa pode ser agraciada, ainda que ela não tenha diploma universitário.

    Os títulos não têm valor acadêmico, ou seja, não conferem qualquer tipo de graduação ou qualificação ao agraciado, sendo utilizados para reconhecer e prestigiar o impacto do indivíduo na humanidade.