Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Carnaval 2024: confira os blocos de rua para quem curte rock

    Fãs do gênero musical poderão aproveitar a folia em blocos temáticos em SP, RJ e outras cidades

    Beatles, Rita Lee e Cazuza estão entre os homenageados dos blocos de rock neste Carnaval
    Beatles, Rita Lee e Cazuza estão entre os homenageados dos blocos de rock neste Carnaval Foto 1: Divulgação/ Bloco do Sargento Pimenta | Foto 2: Reprodução/Instagram

    Ana Beatriz Diasda CNN

    São Paulo

    No Carnaval, nem todo mundo é fã de marchinhas, funk e axé. Durante esse feriado, os amantes de rock também poderão curtir a folia em blocos temáticos do gênero musical.

    Nas capitais conhecidas pelo Carnaval de rua, com diversos blocos, existem cortejos com estilos para todo mundo.

    Nas cidades São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília dá para aproveitar o feriado com muito da sua música preferida. Alguns ainda vão sair no pós-Carnaval – para garantir que todo mundo aproveite muito a folia ao som do bom e velho rock ‘n’ roll.

    Confira a lista dos blocos de Carnaval que tocam rock:

    Blocos em homenagem à Rita Lee (SP e RJ)

    No próximo domingo (11), acontece o famoso bloco “Ritaleena”, que já acontece há 9 anos e foi realizado em homenagem à cidade de São Paulo e à cantora Rita Lee. Concentrado no bairro da Lapa, o bloco terá concentração às 12h00, saída 13h00 e dispersão às 18h.

    Bloco do Sargento Pimenta (RJ e SP)

    Além do tradicional bloquinho, a artista também será homenageada pelo Bloco do Sargento Pimenta no Carnaval deste ano. Com o tema “Rita in The Sky With Diamonds” o evento acontecerá no Rio de Janeiro, em 12 de fevereiro, e em São Paulo, no pós-Carnaval do dia 18.

    O Bloco do Sargento Pimenta ganhou notoriedade ao mesclar músicas da banda britânica The Beatles à ritmos brasileiros. Com uma alusão à famosa faixa “Lucy in the Sky With Diamonds”, que faz parte do disco “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, do grupo, o bloco promete uma grande celebração à rainha do rock brasileiro.

    Na abertura do bloco, músicas dos Beatles serão mescladas às de Rita Lee: Lovely RitaPaguAll You Need Is Love e Amor e Sexo. Ao longo do desfile, o bloco promete entoar outras surpresas em homenagem à artista, falecida em maio de 2023.

    Eduardo e Mônica (SP e DF)

    E se Legião Urbana fosse um grupo de samba? O bloco Eduardo e Mônica surgiu com a intenção de transformar as clássicas músicas de Renato Russo em batucada! Além do grupo homenageado, o bloco também faz tributo a outras bandas do rock nacional e foi eleito o melhor de Brasília pelo júri popular em 2018.

    Em São Paulo, o bloco estará presente neste sábado (10), às 11h no Ibirapuera. Já no domingo (11), o bloco segue para Brasília e se apresenta às 21h no Iate Clube de Brasília.

    Samba Rock e Serpentina (SP)

    O bloco paulistano de Samba Rock com oficinas de percussão também está confirmado para desfilar neste final de semana. Fundado em 2019, a singularidade do “Samba Rock e Serpentina” é o enfoque nas características do Samba Rock adaptadas para instrumentos de escola de samba como o surdo e o tamborim, por exemplo.

    O bloco se concentra na Barra Funda neste domingo (11) a partir das 10h30, com horário previsto de saída para às 13h.

    Bloco Lets Block (SP e MG)

    O bloco Lets Block foi fundado em 2016 por um grupo apaixonado por carnaval e rock’n’roll. Tocando clássicos do rock em ritmo de marchinha, esse bloco tem como repertório bandas como Black Keys, Red Hot Chili Peppers, Greenday, Kiss e Foo Fighters.

    Serão duas datas de desfile neste Carnaval. No domingo (11), o bloco estará em São Paulo e o esquenta começa às 12h, no bairro da Vila Madalena. Já na segunda (12), o Lets Block vai para as ruas de Extrema, em Minas Gerais.

    O bloquinho também estará presente no Carnaval da cervejaria Tarantino, de volta à SP, na terça-feira (13).

    Bloco 77 (SP)

    Os amantes do punk também vão cair na folia no Carnaval de 2024. O Bloco 77 – Os Originais do Rock é influenciado pelo punk rock e apesar de ser um bloco carnavalesco, não abandona as suas raízes hardcore, mas coloca todos para dançar ao som dos clássicos desse estilo, tocados em ritmo de marchinha.

    O bloco se concentra a partir das 12h deste sábado (10) na Barra Funda, em São Paulo.

    Bloco Toca Rauuul (RJ)

    Formado por 15 componentes, o bloco se divide entre baixo, guitarra, cavaco, sopros, percussões e vocais para realizar releituras das músicas de Raul Seixas em diversos ritmos carnavalescos como frevo e samba, sem perder a pegada do rock.

    O desfile acontece neste domingo (11), a partir das 16h20 na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro.

    Bloco Exagerado (RJ)

    Bloco Exagerado é o primeiro bloco de Carnaval realizado em homenagem ao poeta do rock, o exagerado: Cazuza. No Carnaval deste ano, o bloco ainda comemorará o hit “Bete Balanço”, que vai completar 40 anos em 2024. A música ainda foi trilha sonora do filme homônimo, estrelado por Debora Bloch.

    Assim como o bloco anterior, esse desfile também acontece na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro só que na próxima segunda-feira (12), a partir das 08h.

    Dinossauros Nacionais (RJ)

    O Bloco Dinossauros Nacionais tem um conceito bem definido, que se tornou um território próprio do bloco no carnaval do Rio: o RocKarnaval. Eles misturam os clássicos do rock nacional dos anos 80 e 90 com os mais variados ritmos regionais do país. O bloco foi fundado em 2012 originalmente por ex-alunos da Faculdade Nacional de Direito – UFRJ, e hoje recebe ritmistas e músicos de diversos lugares.

    O cortejo sairá na segunda-feira (12) na Largo de São Francisco de Paula, no Rio de Janeiro.

    Sexta, Ninguém Sabe? (BH)

    Nesta sexta-feira (09), o melhor do rock n’ roll será tocado em ritmo de samba pelas ruas de Belo Horizonte. O Bloco “Sexta, Ninguém Sabe?” vai se concentrar a partir das 17h no bairro Santo Agostinho, na capital mineira.

    Bloco Fúnebre (BH)

    Também nessa sexta-feira (09), ocorre o Bloco Fúnebre, em Belo Horizonte a partir das 22h. Unindo jazz, rock, música erudita, MPB e, claro, marchinhas carnavalescas, o bloco capricha na maquiagem em seu desfile noturno. O primeiro cortejo aconteceu em 2013 e no Carnaval deste ano, o bloco terá o tema “Há Flores em Tudo Que Eu Vejo”. De acordo com a página oficial do bloco, eles desenterram tristezas, ressuscitam alegrias e músicas antigas.

    *Com informações de Nicoly Bastos, da CNN