Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Carnaval 2024: saiba como é a ala da Vai-Vai que gerou críticas entre delegados

    Escola de samba retratou policiais com chifres e asas em uma ala e afirma que seu samba-enredo é referente a manifestações culturais

    Da CNN São Paulo

    A maior campeã do carnaval paulistano, Vai-Vai, foi a responsável por abrir a segunda noite de desfiles em SP. A escola da Bela Vista celebrou os 40 anos da cultura Hip Hop no Brasil e contou com a participação de Mano Brown e KL Jay, dos Racionais MC’s.

    Uma das alas, intitulada como “Sobrevivendo no Inferno”, mesmo nome do álbum de 1997 dos Racionais MC, desagradou os agentes da lei, por destacar o uso de chifres que remetiam à figura de um demônio e que segundo o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) “demonizou a Polícia”, sendo motivo de “extrema indignação”.

    A escola representou o batalhão de choque como demônios. Nas fantasias, eles usavam chifres e asas vermelho-alaranjadas (veja acima). O desfile marcou o retorno da escola ao Grupo Especial, após conquistar o Grupo de Acesso 1 em 2023.

    O Sindicato chegou a emitir, nesta segunda-feira (12), uma nota de repúdio contra a escola de samba. Segundo a nota, o enredo apresentado na noite de sábado (10), no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, atuou com escárnio a figura de agentes da lei.

    Além disso, dois deputados do PL enviaram um ofício ao governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e ao prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB) pedindo que a Vai-Vai ficasse sem verba pública no próximo ano após “desrespeitar” a polícia.

    Por outro lado, a Vai-Vai dividiu que “A ala retratada no desfile de sábado, da escola de samba Vai-Vai, à luz da liberdade e ludicidade que o Carnaval permite, fez uma justa homenagem ao álbum e ao próprio Racionais MCs, sem a intenção de promover qualquer tipo de ataque individualizado ou provocação, mas sim uma ala, como as outras 19 apresentadas pela escola, que homenageiam um movimento”.

    A escola de samba terminou em oitavo lugar na classificação geral, com 269,4 pontos.