#CNNPop

Carnaval 2026: Imperatriz fará junção de sambas sobre Ney Matogrosso

Agremiação de Ramos, bairro da zona norte do Rio, tentará conquistar seu décimo título da folia carioca

Flávio Ismerim, da CNN
Ney Matogrosso esteve presente na final de samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense
Ney Matogrosso esteve presente na final de samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense  • Instagram/Imperatriz Leopoldinense
Compartilhar matéria

A Imperatriz Leopoldinense realizou, na sexta-feira (19), a final da sua disputa de samba-enredo e anunciou que promoverá a junção de dois concorrentes para formar a obra que levará para a Sapucaí no Carnaval de 2026.

Homenageado de 2026, o cantor Ney Matogrosso esteve presente na quadra da escola, localizada no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A rainha de bateria Iza não foi vista no local.

Com a manobra, executada com sucesso pela agremiação no Carnaval de 2024, o samba final terá a caneta do seguinte time de compositores: Hélio Porto, Aldir Senna, Orlando Ambrósio, Miguel Dibo, Marcelo Vianna, Wilson Mineiro, Gabriel Coelho, Alexandre Moreira, Guilherme Macedo, Chicão, Antônio Crescente e Bernardo Nobre.

O tema escolhido pela Imperatriz Leopoldinense para 2026 foi o cantor Ney Matogrosso. O enredo, batizado de “Camaleônico”, vem para celebrar um dos mais importantes cantores da MPB, exaltando “a obra e a virtuosidade performática do intérprete de sucessos como ‘Sangue Latino’, ‘Rosa de Hiroshima’, ‘O Vira’, ‘Homem com H’ e ‘Metamorfose Ambulante’”, conforme escreveu a escola em publicação nas redes sociais.

O responsável por desenvolver o desfile que acontecerá na Sapucaí, é o carnavalesco Leandro Vieira, que, de acordo com a escola, “segue em seu propósito de ancorar em seus carnavais leopoldinenses a diversidade da cultura brasileira”.

No Carnaval deste ano, a Imperatriz somou 269,8 pontos, ficou na terceira colocação e perdeu o título para a Beija-Flor por dois décimos. Em 2026, a agremiação tentará conquistar seu décimo título da folia carioca e será a segunda escola a desfilar no domingo de Carnaval (15 de fevereiro), data em que também cruzam a Sapucaí a Niterói, a Portela e a Mangueira.

View this post on Instagram

A post shared by Rio Carnaval (@riocarnaval)

Acompanhe Entretenimento nas Redes Sociais