CEUs de SP recebem cinema gratuito para celebrar o Dia das Crianças
Com sessões ao ar livre e grandes sucessos como "O Menino Maluquinho", a iniciativa democratiza o acesso à cultura infantil na capital paulista
Em uma parceria inédita, o Circuito Spcine e o Cinema de Fachada apresentam a "Mostra Cinema de Fachada nos CEUs – Especial Dia das Crianças", oferecendo uma programação gratuita com o melhor do cinema infantil brasileiro, a partir deste sábado (11). A iniciativa transformará os CEUs (Centros Educacionais Unificados) em pontos de cultura, promovendo o acesso a obras que marcaram gerações e trazendo pré-estreias nacionais.
No sábado (11) e domingo (12) os CEUs Paraisópolis e Uirapuru terão telões montados ao ar livre, criando uma sala de cinema sob as estrelas, com pufes, pipoca e bebidas.
As sessões especiais celebrarão os 30 anos de um clássico do cinema nacional, "O Menino Maluquinho", de Helvécio Ratton, filme que em 2025 também marca o que seria o aniversário de 93 anos de Ziraldo.
Além do retorno do Maluquinho, o público terá a chance de assistir em pré-estreia nacional "Cordélicos – A Origem do Cabra da Peste", de Ale McHaddo, dando o pontapé inicial para o lançamento do novo longa.
Programação
No domingo, as sessões se estendem por mais 26 CEUs da capital que integram a programação regular do Circuito Spcine, exibindo os mesmos títulos para um público ainda maior.
A mostra continua entre 15 e 22 de outubro, com uma curadoria especial do Cinema de Fachada dentro do Circuito Spcine. Serão exibidos oito filmes familiares brasileiros das últimas três décadas, traçando um panorama rico do nosso cinema infantojuvenil.
Entre os destaques, estão o premiado “Tainá – Uma Aventura na Amazônia”; “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar 2016 de Melhor Animação; e “Alice dos Anjos”, vencedor de seis prêmios no 54º Festival de Brasília.
Esta é a segunda colaboração entre o Cinema de Fachada, projeto fundado pela atriz e produtora Bianca Comparato, e a Spcine, empresa pública de fomento ao audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Emiliano Zapata, diretor de Inovação e Políticas Audiovisuais da Spcine, enfatiza o objetivo de "oferecer o acesso, de todas as formas possíveis, à linguagem mais universal do mundo, que é o audiovisual".