CNN Nosso Mundo entrevista o escritor e doutor em educação Daniel Munduruku

Especialista analisa as grandes ameaças aos povos indígenas no Brasil

Daniel Munduruku é o entrevistado desta sexta-feira (21) do CNN Nosso Mundo
Daniel Munduruku é o entrevistado desta sexta-feira (21) do CNN Nosso Mundo Foto: CNN/Reprodução

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (21) entrevista o escritor e doutor em educação Daniel Munduruku, que analisa as grandes ameaças aos povos indígenas no Brasil.

Quase 700 indígenas morreram em decorrência da Covid-19 desde o começo da pandemia no Brasil, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Especial de Saúde Indígena, ligada ao Ministério da Saúde. 

Grupos de direitos humanos e ONGs denunciam, porém, a subnotificação nos números de mortos e contaminados, e, além disso, a crise sanitária não é a única ameaça às cerca de 7 mil comunidades espalhadas pelo país.

Os povos indígenas têm denunciado, sistematicamente, casos de assassinatos, torturas, incêndios criminosos e invasões de terras. De acordo com o último relatório do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, houve aumento em 16 das 19 categorias de violência analisadas pela publicação.

Para Munduruku, “o Brasil não se esforça para entender os indígenas”, e uma mudança é necessária para melhorar a compreensão e convivência com os variados povos indígenas. “Os povos indígenas ainda são os guardiões da terra”.

O meu desejo é que o Brasil olhe para si mesmo

Daniel Munduruku

Daniel Munduruku pertence ao povo indígena munduruku, e é autor de 54 livros publicados no Brasil e no exterior. Ele é graduado em Filosofia, História e Psicologia, e tem mestrado e doutorado em Educação pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Ele é entrevistado por Lia Bock, Thaís Herédia e Rita Wu, e quem comanda a atração é Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 22h30.

CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.

*Editado por Daniel Fernandes

Mais Recentes da CNN